Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Mike Pompeo quer um acordo de paz com os talibãs até 01 de Setembro

Mike Pompeo quer um acordo de paz com os talibãs até 1 de Setembro (DR)

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, espera chegar a um acordo de paz com os talibãs “antes de 01 de Setembro”, declarou hoje durante uma visita surpresa a Cabul.

De acordo com a Lusa, citada pelo DN, esta foi a primeira viagem de Pompeo a Cabul desde que em Setembro último os EUA e os talibãs começaram a negociar.

“Espero que tenhamos um acordo de paz antes de 01 de Setembro. É certamente a nossa missão”, declarou, durante a visita, na qual se reuniu com o Presidente afegão, Ashraf Ghani, e o general Scott Miller, que dirige a missão da NATO no país.

Norte-americanos e talibãs devem recomeçar as negociações em 29 de Junho em Doha.

As negociações incidem sobre quatro pontos essenciais: a retirada das tropas norte-americanas, a garantia de que o Afeganistão não voltará a servir de refúgio para grupos terroristas que queiram atacar outros países, um diálogo inter afegão e um cessar-fogo permanente.

Se as duas partes parecem estar de acordo sobre os dois primeiros pontos, os talibãs estão reticentes em relação aos outros.

O enviado especial dos EUA para as negociações, Zalmay Khalilzad, escreveu na rede social Twitter que Washington quer “um acordo global de paz” e não “um acordo sobre a retirada” das suas tropas, na qual os talibãs estão focados.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »