Portal de Angola
Informação ao minuto

Jeremeias Manuel lançada a obra de ficção policial “A Banca”

(DR)

No dia 4 de Julho de 2019 (5ª feira) pelas 18H30, no CAMÕES/CENTRO CULTURAL PORTUGUÊS (Av. de Portugal nº 50), será lançada a obra de ficção policial A BANCA da autoria de JEREMIAS MANUEL, editada pela CHIADO Books.

A BANCA é uma obra de ficção policial que desenvolve uma narrativa em torno da ameaça de divulgação de um relatório que atesta a real conjuntura financeira em que o país se encontra, resultado de uma gestão danosa do Banco Nacional, que dá origem a uma perseguição sem precedentes com o objectivo de silenciar o autor do relatório.

Dado conter importantes dados secretos, que comprometem a imagem do país no exterior, o agente Teixeira lança mão de todos os recursos para impedir a divulgação dessa informação confidencial e reservada do Estado. Uma corrida desenfreada contra o tempo, envolvendo chantagem, traição e morte, de Cabinda a Lisboa, passando por Zurique e Nova Iorque. Uma ficção policial de “cortar a respiração”, numa acção que decorre em 24 horas.

Segundo o escritor John Bella, autor do Prefácio, “A obra não foge à retórica da obra “O Candidato”, publicada em 2018. O realismo dos lugares, das pessoas e outros factos (re)criam um mesmo ambiente estilístico, naquilo que se pode considerar uma marca do autor.

O Romance (na)mora nas principais artérias de Luanda e belisca as estruturas que a compõem, de uma forma tão delinear, a ponto de colocar quem quer que seja no seu interior, sem mesmo nunca ter pisado nela.

Jeremias apresenta-se como autor profético, pois, se for aquele leitor atento, irá verificar a coincidência dos factos ocorridos com a banca angolana, nos últimos tempos que vivemos. (…). Os propósitos procurados na obra A Banca acabam por ser reencontrados em todas as facetas da vida dos angolanos, e não só, dada a universalidade dos temas abordados em cada capítulo.”

Jeremias Sebastião Manuel nasceu em Agosto de 1982, em Viana, Província de Luanda. É licenciado em Direito pela Universidade Jean Piaget e Mestre em Relações Internacionais e Estudos Europeus pela Universidade de Évora. É funcionário do Ministério do Interior.

É Docente na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto. “A Banca” é a sua segunda obra de ficção publicada. A primeira, “O Candidato” foi publicada, em 2018. Tem várias obras concluídas, mas ainda não publicadas, designadamente “A Lavandaria” “Overdose”, “Insurreição”, “Por trás do espelho” e “Chuva Nocturna”.

(Nota enviada ao Portal de Angola com pedido de publicação)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »