Portal de Angola
Informação ao minuto

Agência de recursos minerais entra em acção em 2020

JÂNIO CORRÊA VICTOR, SECRETÁRIO DE ESTADO PARA GEOLOGIA E MINAS (FOTO: ALBERTO JULIAO)

Uma comissão dos Ministérios dos Recursos Minerais e Petróleos e das Finanças está a trabalhar na criação de condições para entrada em funcionamento em 2020 da Agência Nacional dos Recursos Minerais Sólidos, anunciou hoje, em Luanda, o secretário de Estado para Geologia e Minas, Jânio Corrêa Victor.

Jânio Corrêa Victor referiu que a Agência Nacional dos Recursos Minerais Sólidos, à semelhança do que aconteceu no sub-sector dos petróleos, vai desempenhar o papel de concessionária, actualmente função sob responsabilidade de empresas públicas.

Com a criação desta agência, escreve a Angio, as empresas públicas que actualmente desempenham esta actividade vão se dedicar exclusivamente à promoção da cadeia de valor (a prospecção, produção e comercialização de recursos minerais).

O responsável, que falava à imprensa, na primeira edição fórum anual de líderes mineiros angolanos “Fórum Angola Mining” informou que em breve haverá a privatização de algumas empresas públicas do sector mineiro, para reduzir o peso do Estado nesta actividade.

Pretende-se com essa medida desenvolver a actividade no país, atracção de mais investimentos nesta área, cujo investimento é muito elevado e de risco, daí a necessidade da criação de condições de um ambiente seguro ser imprescindível.

Informou que a Endiama, ainda na qualidade de concessionária do sector diamantífera, está a trabalhar no seu redimensionamento, através do saneamento interno das empresas não rentáveis para melhorar o desempenho do subsector dos diamantes.

Em relação aos desafios no sector, afirmou que a pretensão é tornar a indústria mineira nacional como uma fonte alternativa para a arrecadação de receitas para o Estado e que esteja alinhada ao potencial mineiro do país, um processo que passa igualmente pela boa liderança nesta área.

Lembrou igualmente que Angola realizará em Novembro próximo a conferência internacional de minas, para debater a estratégia futura do sector.

Afirmou que a industrialização do sector mineiro passará pelo fomento da cadeia de valor, da prospecção até à comercialização.

Em relação ao fórum sobre liderança no sector mineiro, organizado pela “Bumbar Mining” e a Ordem dos Engenheiros de Angola, considerou oportuno e importante a realização deste evento.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »