Portal de Angola
Informação ao minuto

Seis alimentos que ajudam a combater o mau hálito

(DR)

Sofre de mau hálito? Ora, não está só.

A halitose, também conhecida como mau hálito, é definida como o conjunto de odores desagradáveis que são emitidos a partir da boca. É um distúrbio tão comum que afecta uma em cada duas pessoas no mundo.

A condição é tratada como sendo um problema de saúde e também social, escreve o NM, pois está relacionado com a má higiene bucal ou com doenças da cavidade oral, embora possa ser uma manifestação de alguma outra patologia mais grave.

Para além de procurar um dentista de modo a saber se algo mais grave se passa, existem alguns alimentos que ajudam a atenuar o problema:

1. Ervas frescas

Uma das ervas mais conhecidas para essa finalidade é a salsa, mas não é a única que pode aliviar o mau cheiro da sua boca: aposte também em coentros, hortelã, alecrim e outras ervas ricas em clorofila. Para tal, pode mastigá-las, bochechar e ou mesmo consumi-las num chá.

2. Maçã, aipo e outros alimentos crocantes

Frutas e verduras crocantes ajudam na produção de saliva, o que faz com que a sua boca seja lavada naturalmente com mais facilidade, evitando a acumulação de bactérias que possam causar mau hálito.

3. Gengibre

O gengibre é comummente usado para aliviar sintomas de problemas digestivos, mas também pode ser uma boa arma contra o mau hálito. Prepare um liquido caseiro para bochechar misturando o gengibre com limão e água morna.

4. Pimentão, mamão e outros alimentos ricos em vitamina C

A maioria das bactérias que causa o mau hálito detesta a vitamina C. Laranjas e outras frutas cítricas são óptimas opções, mas o pimentão e o mamão são as melhores para evitar aquele cheirinho. Sem contar que a vitamina C também ajuda na prevenção da gengivite.

5. Chá verde

Os ácidos e as enzimas do café podem contribuir para a formação do mau hálito, algo que não acontece com o chá verde: os seus componentes ajudam a manter o bafo mais ameno e também podem aniquilar as bactérias responsáveis pelas cáries.

6. Iogurte

Uma dose diária de iogurte pode diminuir o nível de sulfureto de hidrogénio, que é um dos causadores do mau hálito, além de reduzir a quantidade de bactérias responsáveis pelo característico fedor. É importante escolher marcas com pouca quantidade de açúcar refinado e de preferência com lactobacilos.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »