Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

México envia 15.000 militares para a fronteira com os EUA

Os militares americanos terminaram o curso de preparação de um grupo de reconhecimento de artilharia ucraniano (foto ilustrativa) (DR)

O México posicionou 15.000 soldados e policiais na sua fronteira norte para cumprir com o compromisso assumido com o governo dos Estados Unidos para travar a imigração, realizando inclusive detenções, informou nesta segunda-feira o chefe do exército mexicano.

“Temos uma mobilização total entre a Guarda Nacional e as unidades do Exército de quase 15 mil homens no norte do país”, afirmou o secretário de Defesa Nacional, Luis Cresentio Sandoval, citado pela AFP, durante a conferência matutina do presidente Andrés Manuel López Obrador.

Indagado se, além de interceptar imigrantes durante a sua jornada pelo território mexicano, o exército e a Guarda Nacional – formada por policiais militares, navais e federais – também iriam prendê-los quando tentassem atravessar a fronteira com os Estados Unidos, respondeu positivamente.

Por outro lado, segundo ele, na fronteira sul – com a América Central – existem cerca de 6.500 uniformizados para impedir a passagem de milhares de imigrantes, principalmente vindos da Guatemala, Honduras e El Salvador, que buscam chegar aos Estados Unidos fugindo da violência, pobreza e falta de oportunidades.

As autoridades mexicanas operam há anos para capturar imigrantes no território, mas quase nunca na fronteira norte.

No final de Maio, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou impor tarifas sobre as exportações mexicanas se esse país não restringisse o fluxo de imigrantes sem documentos.

Em 7 de Junho, os dois países chegaram a um acordo para suspender a aplicação desses impostos, que foram fixados para o dia 10.

Os Estados Unidos concederam ao México um prazo de 45 dias para tomar medidas rígidas e depois mais 45 dias para avaliar os resultados.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »