Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Revisão da lei de contratação melhora ambiente de negócio

Secretária de Estado do Orçamento, Aia-Eza da Silva. (Foto: D.R.)

A revisão da Lei da Contratação Pública (LCP), em vigor desde 2016, consta das condições essenciais para melhorar o ambiente de negócio no país, considerou nesta sexta-feira a secretária de Estado para o Orçamento e Investimento Público, Aia-Eza da Silva.

“A revisão passa pela adopção de procedimentos para tornar LCP mais simples, dinâmica e capaz de gerar confiança na elaboração de contratos para as empreitadas nacionais”, apontou a responsável no discurso de abertura do seminário da Semana da Contratação Pública.

A responsável, escreve a Angop, afirmou a existência de algumas normas constantes da LCP, que não respondem a determinados anseios da actividade da administração pública, relativo a maior celeridade dos procedimentos e carecem de ajustamento, de modo a simplificá-la e garantir a sua eficiente aplicação.

No seminário, que visou igualmente celebrar o terceiro ano da LCP nacional, a governante esclareceu que o domínio e aplicação desta Lei e principalmente com a reforma instituída pelo novo modelo de governação nacional constituem razões para a actualização deste normativo.

Aia-Eza da Silva falou igualmente da necessidade de, nos procedimentos de contratação pública, ser atribuída alguma margem para permitir a integração social e contratação de profissionais com necessidades especiais.

Neste encontro, foram recomendados a revisão pontual da LCP com normas técnicas de referência, a exigência de técnicos competentes, e que não façam parte da governação.

A constituição de mediadores orçamentistas para a promoção de preços justos, maior rigor na definição dos contratos de fiscalização e a publicação periódica dos contratos, constam igualmente das orientações.

O encontro abordou temas como Contratos de fiscalização das Obras Públicas e a problemática da revisão dos Preços, Impacto da Contratação Pública no processo de Organização das Autarquias Locais e na Dinamização da economia Local e o Sistema de Aquisições Públicas do Brasil.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »