Radio Calema
InícioAngolaRegiõesCuanza Norte: Aberta jornada de comemoração da fundação de Lucala

Cuanza Norte: Aberta jornada de comemoração da fundação de Lucala

Várias actividades recreativas, desportivas e sócio-culturais vão marcar as festas dos 92 anos da fundação da vila do Lucala, na província do Cuanza Norte, a assinalar-se a 29 do mês em curso, cujas jornadas foram abertas nesta quinta-feira (20), pelo administrador local, Mateus André Garcia.

Ao intervir na abertura do evento, avança Angop, o administrador Mateus André Garcia referiu que as comemorações vão servir também para a reflexão dos desafios de desenvolvimento sustentável da região, bem como o reforço dos trabalhos para melhorar a imagem da vila.

O responsável, destacou os avanços registados nos últimos tempos na circunscrição, proporcionados pelos investimentos da administração local no sector de infra-estruturas, com realce para a construção de escolas, centros de saúde, alargamento da rede de distribuição de energia eléctrica.

Embora os avanços, o responsável reconheceu existirem vários desafios a enfrentar para a materialização das melhores condições de vida dos habitantes.

Considerado um município com uma longa história, a localidade já ostentou ao longo desses tempos, várias denominações, passando por “Pamba Ambaca” ou “Pamba Real”, “Praça Velha” e “Calamba Kanzumbe”, até a actual designação de Lucala, fruto da passagem do rio com o mesmo nome na região.

Localizado a 37 quilómetros a leste de Ndalatando (capital do Cuanza Norte), Lucala ascendeu à categoria de vila por via do Decreto Legislativo nº 577 de 29 de Junho de 1927, emitido pelo Alto-comissário de Angola, do então regime colonial português.

Siga-nos

0FãsCurtir
0SeguidoresSeguir
0InscritosInscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.