Portal de Angola
Informação ao minuto

Cuanza Norte: Aberta jornada de comemoração da fundação de Lucala

CUANZA NORTE: PORMENOR DA VILA DO LUCALA (FOTO: DINIZ SIMÃO)

Várias actividades recreativas, desportivas e sócio-culturais vão marcar as festas dos 92 anos da fundação da vila do Lucala, na província do Cuanza Norte, a assinalar-se a 29 do mês em curso, cujas jornadas foram abertas nesta quinta-feira (20), pelo administrador local, Mateus André Garcia.

Ao intervir na abertura do evento, avança Angop, o administrador Mateus André Garcia referiu que as comemorações vão servir também para a reflexão dos desafios de desenvolvimento sustentável da região, bem como o reforço dos trabalhos para melhorar a imagem da vila.

O responsável, destacou os avanços registados nos últimos tempos na circunscrição, proporcionados pelos investimentos da administração local no sector de infra-estruturas, com realce para a construção de escolas, centros de saúde, alargamento da rede de distribuição de energia eléctrica.

Embora os avanços, o responsável reconheceu existirem vários desafios a enfrentar para a materialização das melhores condições de vida dos habitantes.

Considerado um município com uma longa história, a localidade já ostentou ao longo desses tempos, várias denominações, passando por “Pamba Ambaca” ou “Pamba Real”, “Praça Velha” e “Calamba Kanzumbe”, até a actual designação de Lucala, fruto da passagem do rio com o mesmo nome na região.

Localizado a 37 quilómetros a leste de Ndalatando (capital do Cuanza Norte), Lucala ascendeu à categoria de vila por via do Decreto Legislativo nº 577 de 29 de Junho de 1927, emitido pelo Alto-comissário de Angola, do então regime colonial português.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »