Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Reformas levam empresários dos EUA a Angola

(JOFFRE VAN-DÚNEM JÚNIOR, MINISTRO DO COMÉRCIOFOTO: ANTÓNIO ESCRIVÃO)

Empresários americanos estão interessados em investir em Angola, tendo em conta as reformas em curso para a estabilidade macroeconómica.

A intenção, informa a Angop, foi manifestada quarta-feira, em Maputo, Moçambique, durante um encontro que o ministro do Comércio, Joffre Van-Dúnem Júnior, manteve com uma delegação do departamento do Comércio dos EUA para Negócios Internacionais, chefiada pelo seu subsecretário, Gilbert Kaplan.

Durante o encontro, que decorreu à margem da 12ª Cimeira de Negócios EUA-África, os americanos sugeriram a realização de um seminário em Angola, onde para que empresários daquele país possam conhecer melhor as transformações curso e legislação vigente.

O seminário poderá decorrer tão logo seja realizada a 3ª reunião do TIFA- Acordo de Comércio e Investimento entre Angola e EUA, que tinha sido agendada para Maio último.

A Cooperação no apoio institucional, com diferentes instituições angolanas, a emissão de algumas notificações à Organização Mundial do Comércio (OMC) e o Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações, foram os assuntos abordados.

Um possível acordo preferencial com os EUA também foi sugerido pelos americanos durante o encontro, um assunto que poderá ser discutido tendo conta os compromissos regionais já assumido por Angola, como é o caso da adesão à zona de livre comércio da SADC e continental, de acordo com o ministro angolano do Comércio.

Os americanos manifestaram ainda o interesse de fornecer sementes de diferentes variedades ao país, uma vez existir uma aposta na diversificação da produção nacional.

Sobre este aspecto, o ministro passou aos americanos informações sobre a necessidade de assistência técnica para a produção nacional, assim como s possibilidades dos seus empresários participarem em concursos públicos voltado a privatizações, como no sector agrícola.

Lembrar que o ministro do Comércio está em Maputo, em representação do Presidente da República, João Lourenço, na 12ª Cúpula de Negócios EUA-África, que encerra sexta-feira, 21 de Junho.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »