Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Papel das autoridades tradicionais analisado hoje

(FOTO: JOSÉ CACHIVA)

O papel e a função das Autoridades Tradicionais são analisados, hoje e amanhã, no III Encontro Nacional sobre as Autoridades Tradicionais, que decorre na Academia de Ciências Sociais e Tecnologias (ACITE), adjacente à Centralidade do Kilamba, em Luanda.

O encontro, escreve o JA, organizado pelo Ministério da Cultura, decorre sob o lema “As Autoridades Tradicionais face ao Estado moderno no fortalecimento da democracia”.

Segundo um comunicado do Ministério da Cultura, o III Encontro Nacional sobre as Autoridades Tradicionais emerge da necessidade da criação de um espaço amplo de intercâmbio e de discussão, de dois em dois anos, sobre as Autoridades Tradicionais, o seu papel e função e o contributo na moralização das comunidades e na promoção, preservação e divulgação da cultura nacional.

Outro objectivo é reflectir sobre o lugar e o papel das Autoridades Tradicionais na promoção do empreendedorismo comunitário e nos processos de liderança comunitária e das Autarquias Locais, discutir e apresentar subsídios à Proposta de Lei das Autoridades Tradicionais e abordar os critérios/regras de sucessão e de legitimidade das Autoridades Tradicionais.

O encontro junta as Autoridades Tradicionais com as diferentes individualidades, entre os quais investigadores nacionais e internacionais li-gados à Antropologia e outras áreas, permitindo um diálogo entre todos os intervenientes.

O acto de abertura vai ser presidido pela ministra da Cultura, Carolina Cerqueira, em representação do Presidente da República.

Recentemente na Huíla, as Autoridades Tradicionais defenderam maior autonomia na mediação e resolução dos problemas nas comunidades, desde os casos passionais aos de roubo de gado.
A preocupação foi apresentada à margem do II Encontro Provincial das Autoridades Tradicionais, a luz da terceira reunião nacional sobre a matéria.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »