Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

MPLA, entre a renovação e divergências

Novos quadros ingressaram no Comité Central e no Bureau Político, na sua maioria jovens e considerados próximos ao presidente João Lourenço. (DR)

VOA | Coque Mukuta

O MPLA elegeu no sábado 16, em Luanda, Paulo Pombolo para o cargo de secretário-geral, em substituição de Álvaro de Boavida Neto, no VII congresso extraordinário daquela organização política.

Novos quadros ingressaram no Comité Central e no Bureau Político, na sua maioria jovens e considerados próximos ao presidente João Lourenço.

A ausência da família de José Eduardo dos Santos, presidente emérito, deve, segundo alguns analistas “preocupar” o MPLA, mas há outros que entendem que estas manobras são não passam de “charme” com vista a alavancar o MPLA que não vem apresentando uma boa imagem.

O jurista Pedro Kaparacata considera que nada está perdido no relacionamento entre o actual Presidente da Republica João Lourenço e o seu antecessor José Eduardo dos Santos e que tudo não passa de “uma estratégia para melhorar a imagem do próprio MPLA”.

Por seu lado, o politólogo Rui Kandove interpreta a saída de Boavida Neto com uma falta de lealdade ao actual presidente do MPLA e não a qualquer perseguição.

Ele lembra que a defesa pública de Neto ao grupo de José Eduardo Santos acelerou o seu afastamento.

Entretanto, Pedro Kaparakata aponta como sinal de revitalização do MPLA a entrada de vários jovens para o Comité Central e Bureau Político, assim como a eleição de Paulo Pombolo, antigo secretário nacional da JMPLA ao cargo do secretário-geral do MPLA em substituição de Álvaro de Boavida Neto com uma idade mais elevada.

“Não quer dizer que com essa saída, Boavida cai em desgraça”, conclui.

A VOA tentou contactar vários dirigentes do MPLA mas negam a pronunciar-se sobre uma possível clivagem entre Santos e Lourenço.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »