Portal de Angola
Informação ao minuto

General José Maria detido por ordem do Supremo Tribunal Militar

(DR)

O general José Maria, antigo chefe dos Serviços de Inteligência e Segurança Militar (SISM), no tempo do ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, viu hoje o Supremo Tribunal Militar (STM) colocá-lo em situação de prisão domiciliária, apurou o NJOnline junto de fonte do tribunal.

A fonte não adiantou a acusação que pende sobre o general “Zé” Maria mas este chegou hoje ao STM envolto em fortes medidas de segurança, tendo a Polícia Militar fechado a rua Samuel Bernardo, onde está localizado o tribunal, em Luanda.

O oficial superior jubilado saiu do Supremo Tribunal Militar algemado para a viatura celular da Polícia Militar que o levou do local.

O mandado de detenção foi, segundo apurou ainda o NJOnline junto do STM, emitido na sexta-feira mas só hoje foi possível a sua execução.

O NJOnline tentou falar com o advogado de José Maia, Sérgio Raimundo, quando este deixava as instalações do tribunal, com o seu constituinte, mas este recusou fazer declarações.

José Maria foi responsável ao longo de quase três décadas dos Serviços de Inteligência e de Segurança Militar (SISM), um dos pilares onde assentou a segurança mais estreita do antigo Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.

“Agora não posso falar, ainda é muito cedo”, disse o causídico ao NJOnline, apressadamente.

A chegada do oficial ao STM aconteceu perto das 09:00 e este deixou o local pouco antes das 12:00.

Apesar de não ser ainda conhecida a razão para a detenção do oficial general jubilado, a imprensa noticiou há alguns meses que José Maria ter-se-á recusado a entregar documentação sensível aquando da sua exoneração do cargo, tendo, inclusive, sido alegadamente ouvido por essa razão na Procuradoria Militar no início deste ano.

O NJOnline esteve no STM em busca de actualização para este caso mas uma fonte administrativa deste tribunal adiantou que foi emitido um comunicado apenas para os media públicos, TPA, RNA e Angop.l.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »