Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Angola explora oportunidades de negócios na 12ª Cimeira EUA-África

Bandeira de Angola (Foto: Jorge Monteiro/Portal de Angola)

Angola participa na 12ª Cimeira Estados Unidos da América – África, a decorrer de terça a sexta-feira, em Maputo, Moçambique, com uma delegação encabeça pelo ministro do Comércio, Joffre Van-Dúnem Júnior.

Sob o lema ” Avançando uma Resiliente e Sustentável Parceria EUA-África”, a cimeira é uma iniciativa do Conselho Empresarial para África (CCA) em parceria com o Governo de Moçambique e vai reunir líderes empresariais e governamentais.

Segundo a Angop, o fórum serve de plataforma para representantes do sector privado e de governos dos EUA e de países africanos, para participar em sectores-chave, como o agro-negócio, energia, saúde, infra-estrutura, facilitação do comércio, TIC e finanças.

Explorar novas oportunidades de negócios e conhecer potenciais parceiros de negócios, defender as políticas efectivas de comércio e investimento entre EUA e África, constam igualmente dos objectivos do encontro.

Tendo em conta as iniciativas para o fomento das exportações e o desenvolvimento de acções tendentes à melhoria do ambiente de negócio, para que atraia o Investimento Directo Estrangeiro (IDE), a delegação angolana considera oportuna a realização do evento, no âmbito da diplomacia económica que o Executivo está a desenvolver.

Integram também a delegação angolana para este evento, o secretário de Estado da Indústria, Ivan do Prado, da Agricultura, Carlos Bittencourt e técnicos de departamentos ministeriais, da AIPEX e empresários nacionais.

A expectativa em torno desta edição do fórum é congregar mais de mil e 500 participantes de todo o continente, dos sectores públicos, privados e da sociedade civil.

A Cimeira Estados Unidos da América-África é uma reunião de cúpula multilateral, iniciada em 2014, em Washington, Estados Unidos, com a participação de diversos líderes, entre chefes de Estado e de Governo de 50 países africanos.

A cooperação nas áreas de comércio, investimento internacional e segurança no continente berço foi o tema da abertura desta iniciativa, em 2014.

A Cimeira, em que Angola esteve presente, foi considerada um dos maiores eventos diplomáticos realizados durante a Administração do Presidente Barack Obama.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »