Portal de Angola
Informação ao minuto

Manuel Vicente e Kopelipa deixam de controlar 31% do capital do Banco Económico

MANUEL VICENTE E MANUEL HÉLDER VIEIRA DIAS KOPELIPA (DR)

NJOnline | Maurício Vieira Dias

O ex-vice-Presidente da República Manuel Vicente e o então ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do Presidente da República, general Manuel Hélder Vieira Dias Júnior «Kopelipa», procederam à entrega voluntária ao Estado dos 31% da participação social que possuíam no Banco Económico através da empresa Lektron.

A informação consta num comunicado do Serviço Nacional de Recuperação de Activos da Procuradoria-Geral da República (PGR), em que são divulgadas as várias empresas privadas que beneficiaram de financiamento de fundos públicos.

O Estado, por via da Sonangol, emprestou à Lektron Capital, de Manuel Vicente e Kopelipa, o montante de 125 milhões de dólares para aquisição de acções no Banco Económico, mas a empresa essa não tem cumprido o período de reembolso do crédito.

Razão pela qual, durante o processo que o Serviço Nacional de Recuperação de Activos da PGR tem realizado para aferição dos financiamentos de fundos públicos efectuados a empresas privadas, em colaboração com as instituições competentes do Estado, os dois accionistas da Lektron decidiram proceder à “entrega voluntária das participações sociais ao Estado”, destaca o documento.

Quanto à Geni, outra empresa que beneficiou de empréstimo da Sonangol na ordem dos 53,2 milhões de dólares que tornaram o general Leopoldino Nascimento «Dino» dono de 19,9% do Banco Económico, a entidade do Estado garante que a empresa já pagou 23,6 milhões de dólares e assumiu o “compromisso de proceder ao pagamento da dívida; caso não o faça, o Serviço Nacional de Recuperação de Activos instaurará imediatamente o procedimento cautelar de arresto das referidas participações sociais”.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »