Portal de Angola
Informação ao minuto

Tibor Nagy insta Governo e oposição no Sudão a formarem um Governo civil

Tibor Nagy, assistente do secretário de Estado para Assuntos Africanos esteve em Cartum (DR)

O assistente do Secretário de Estado para Assuntos Africanos,Tibor Nagy, reuniu-se na quarta-feira, 12, em Cartum com a Aliança para a Mudança e Democracia e com o vice-ministro das Relações Exteriores do Sudão, Ilham Ibrahim, numa tentativa de encontrar uma saída para o impasse entre militares e oposição.

Nagy disse, citado pela VOA, ter instado as partes a retomar as negociações e revelou que Washington indicou o veterano diplomata Donald Booth como seu enviado ao Sudão.

“Manifestamos ao assistente do Secretário de Estado para Assuntos Africanos o nosso apreço pelo papel dos Estados Unidos e ele assegurou que os Estados Unidos apoiam a transição para um Governo civil e que apoiam a iniciativa africana”, disse o líder da Aliança para a Mudança e Democracia, Madani Abbas Madani em referência ao encontro com Nagy que, ainda segundo o líder da oposição, “acrescentou que os Estados Unidos estão muito impressionados com a Revolução Sudanesa e espera que alcance os seus objectivos”.

O governante americano uniu-se assim ao esforço do primeiro-ministro etíope Abiy Ahmed que tem mediado as negociações entre as partes com vista à criação de um Conselho de Transição no Sudão.

Na terça-feira, o enviado do primeiro-ministro etíope, Mahmoud Dirir, afirmou que as duas partes aceitaram retomar as negociações sobre a formação de um Conselho de Transição.

Entretanto, depois de se encontrar com Nagy, a Aliança para a Democracia e Mudança reiterou que só participaria de conversas indirectas com o Conselho Militar de Transição e que imporia outras condições.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »