Portal de Angola
Informação ao minuto

Comissária da União Africana em Luanda para constatar democracia, governação e direitos humanos

Cessouma Minata Samate, (Imagem de arquivo) (DR)

A comissária para os Assuntos Políticos da União Africana, Cessouma Minata Samate, chegou na manhã desta quarta-feira a Luanda, para uma visita de trabalho de três dias a Angola, a convite das autoridades angolanas.

A comissária, que vem a Angola para contactos com as autoridades locais sobre questões relacionadas com a democracia, governação, direitos humanos, eleições, entre outras, manterá, ainda esta manhã, um primeiro encontro com o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

De acordo com a Angop, a visita será, também, uma oportunidade para se passar em revista a evolução do processo de democratização em Angola, incluindo a preparação das eleições autárquicas, previstas para 2020.

A troca de informações sobre o combate à corrupção em África, análise da experiência de Angola, o reforço do Estado de Direito, a promoção dos direitos humanos no continente poderão igualmente fazer parte da agenda, tal como o Protocolo sobre a Livre Circulação de Pessoas.

No centro das conversações também poderá estar a inserção de quadros angolanos nas actividades do Departamento de Assuntos Políticos da UA, incluindo nas Missões de Observação de Eleições.

No período da tarde desta quarta-feira, o secretário de Estado para as Relações Exteriores, Téte António, oferece um almoço à comissária para os Assuntos Políticos da Comissão da União Africana.

O programa da visita prevê ainda, para quinta-feira, encontros de trabalho com o juiz conselheiro presidente do Tribunal Constitucional, Manuel Aragão, e o
ministro da Administração do Território e Reforma do Estado, Adão de Almeida.

Cessouma Minata Samate termina a sua visita a Angola na próxima sexta-feira, após um encontro com o ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Francisco Queiroz.

Nascida a 14 de Julho de 1961, Cessouma Minata Samate é a embaixadora do Burkina Faso na Etiópia e representante permanente do seu país junto da União Africana e da Comissão Económica das Nações Unidas para a África (UNECA).

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »