Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Japão investe 200 mil dólares em desminagem no Uíge

Efectivo do INAD em acção de desminagem ( arq.) (Foto: Pedro Moniz Vidal)

Duzentos mil dólares norte-americanos foram empregues, nos últimos doze meses, na província do Uíge, pela embaixada do Japão em Angola, para apoiar o processo de desminagem em cinco áreas localizadas em Dange-Quitexe (três), Bungo (uma) e Maquela do Zombo (uma).

Esta informação foi prestada hoje, terça-feira, pelo encarregado de Negócios da Embaixada do Japão, Toshinori Matshushiro, após audiência com o governador Pinda Simão, com quem tratou de aspectos ligados as acções de desminagem na província.

Segundo o diplomata, citado pela Angop, a verba foi doada à Organização Não-Governamental Ajuda Popular da Noruega (APN), que no quadro do programa “Acção Contra Minas”, desminou 627 mil metros quadrados, equivalente a 60 hectares, no Dange-Quitexe, Bungo e Maquela do Zombo.

O Japão, adiantou Toshinori Matshushiro, investiu ainda, na sede do Uíge, em outros dois projectos sociais ligados à construção de centros comunitários e sistema de purificação de água, cujo montante evitou revelar.

O diplomata deu ainda a conhecer que o Governo japonês está disponível para, nos próximos tempos, implementar novos projectos sociais na região, complementando outras ajudas humanitárias que tem prestado à província desde a época de conflito armado.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »