Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Venezuela fecha consulados no Canadá por ‘hostilidade’ de Ottawa

(AFP / Marvin RECINOS) Bandeira do Canadá

A Venezuela vai fechar os seus consulados em Vancouver, Toronto e Montreal e vai restringir à sua embaixada em Ottawa toda a actividade diplomática neste país, em resposta ao encerramento temporário da embaixada do Canadá em Caracas – anunciou a Chancelaria no sábado (8), escreve a France Press.

“A decisão” do Canadá “de fechar temporariamente a sua embaixada em Caracas, longe de se tratar de um assunto administrativo, é uma decisão política que reflete a hostilidade crescente desse governo em relação à Venezuela”, afirmou um comunicado do Ministério das Relações Exteriores do país sul-americano.

“Em apego ao princípio de reciprocidade”, segundo o documento, Caracas “deixará de prestar serviços temporariamente nos consulados gerais em Vancouver, Toronto e Montreal” e “todas as funções da diplomacia venezuelana no Canadá se concentrarão na sede de sua embaixada em Ottawa”.

No domingo, o Canadá informou que fecharia de maneira temporária sua embaixada na Venezuela, acusando o governo de Nicolás Maduro de se negar a acreditar diplomatas críticos de sua gestão.

A chanceler canadense, Chrystia Freeland, disse que “o regime (de Maduro) tomou medidas para limitar a capacidade das embaixadas estrangeiras para funcionar na Venezuela, particularmente aquelas que defendem a restauração da democracia”.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »