Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

UE está disposta a renegociar acordo do Brexit, diz chanceler britânico

O ministro britânico das Relações Exteriores, Jeremy Hunt (DR)

O ministro britânico das Relações Exteriores, Jeremy Hunt, um dos candidatos ao cargo da ex-premiê Theresa May, disse neste domingo (9) que a chanceler alemã, Angela Merkel, sinalizou que a União Europeia (UE) está disposta a renegociar o acordo do Brexit.

Hunt, um dos muitos candidatos conservadores na disputa pela vaga de May após sua renúncia à liderança do partido, na sexta-feira, contou ter conversado com Merkel durante as cerimônias esta semana pelo 75º aniversário do Desembarque na Normadia.

Segundo ele, a chanceler está convencida de que é possível mudar o acordo de May.

“Ela disse que, ‘claro que, com um novo primeiro-ministro britânico, devíamos olhar para todas as soluções que temos'”, declarou Hunt à Sky News.

“Tenho toda certeza de que, se tivermos a abordagem correta para isso, os europeus estarão dispostos a negociar o pacote”, acrescentou.

De acordo com a AFP, Hunt não disse se estava referindo-se ao acordo de retirada do Reino Unido da UE legalmente vinculante, o qual o bloco insistiu em que não pode ser reaberto, ou à declaração política que acompanhará as futuras relações.

No ano passado, May chegou a um acordo com a UE, mas o Parlamento britânico rejeitou o pacote três vezes. Isso levou a dois adiamentos do Brexit – o último deles, para 31 de Outubro.

Uma porta-voz do governo alemão disse que não comentaria “o conteúdo das conversas confidenciais” do primeiro-ministro. Ela se referiu, porém, ao que Merkel afirmou após a reunião do Conselho Europeu em Abril, ou seja, “que isso ainda é válido”.

“Mais uma vez deixamos claro que o acordo de saída se aplica, que não será modificado e que certamente podemos falar sobre relações futuras”, disse Merkel em Abril.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »