Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Abbas elogia posição russa e chinesa sobre questão palestiniana

O presidente palestino, Mahmud Abbas, em 3 de fevereiro em Ramallah, na Cisjordânia ocupada (DR)

O líder palestino Mahmoud Abbas elogiou a posição de Moscovo e de Pequim sobre o problema palestino, que se reflecte numa declaração conjunta do presidente russo, Vladimir Putin, e o seu homólogo chinês, Xi Jinping, assinada após as recentes conversações bilaterais em Moscovo, informou a mídia local.

Abbas disse que tal posição impediria qualquer ataque ao estado de direito internacional e à Iniciativa de Paz Árabe, assim como contra os direitos históricos dos palestinianos, de acordo com a agência de notícias WAFA.

De acordo com a Sputnik, Putin e Xi mantiveram conversações no início desta semana em Moscovo. Os líderes assinaram a declaração conjunta em que incluíam a retomada antecipada das negociações sobre a questão palestino-israelita e expressaram apoio ao estabelecimento de um Estado palestino independente e totalmente soberano dentro das fronteiras de 1967 com Jerusalém Oriental como sua capital.
A Iniciativa de Paz Árabe foi proposta pela Arábia Saudita e endossada pela Liga Árabe em 2002 e re-endossada em 2007 e 2017.

Em particular, a iniciativa pede a retirada total das forças israelita dos territórios disputados e a restauração das fronteiras que existiam antes da Guerra dos Seis Dias de 1967, em troca da normalização das relações com os países árabes.

De acordo com a iniciativa, Israel reconhece um estado palestino soberano com sua capital em Jerusalém Oriental e fornece uma solução para o problema dos refugiados palestininos.

O governo israelita recusa-se a reconhecer a Palestina como uma entidade política e diplomática independente e constrói assentamentos nas áreas ocupadas, apesar das objeções das Nações Unidas.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »