Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

“Amor total e absoluto”: Autor guineense fala sobre sua obra poética

Autor Manuel Pedro (DR)

VOA | Danielle Stescki

Manuel Pedro é autor do livro intitulado “EVELICE: a maçã edénica que não mordi”, da editora Chiado Books. A obra é “uma confissão honesta do pecado que não cometi.”

Para os cristãos, Satanás trouxe o pecado à humanidade no Jardim do Éden, quando corrompeu Adão e Eva a desobedecer a Deus. Desde então, o pecado tem sido passado de geração a geração, e como os cristãos acreditam que somos descendentes de Adão, também herdamos o pecado dele. Na sua poesia, Pedro faz uma alusão ao pecado que não cometemos.

As mulheres são sua fonte de inspiração e a trama poética é a do amor total e absoluto: ardoroso, fatal, abrangente e avassalador, conforme descreveu o professor Leopoldo Amado, Comissário da CEDE-AO para a Educação, Ciência e Cultura, no prefácio do livro publicado em Outubro de 2018.

A “Colecção Prazeres Poéticos” tem 111 poemas, alguns escritos em português e outros em crioulo.

“Eu considero-me um crioulo, não um lusófono”.

Quem ler a obra de Djombo–di-Kilin, pseudónimo literário do autor, vai perceber como as mulheres russas e a cidade de Moscovo o influenciaram. Pedro estudou na universidade Amizade entre os Povos por seis anos. Ele tem saudades do inverno russo, sobretudo de brincar com as bolinhas de neve.

A ilustração da capa do livro é de autoria do poeta e artista plástico Ismael Hipólito Djata. O livro está disponível online no site www.chiadobooks.com e também na livraria Coimbra em Bissau.

Confira a entrevista com Manuel Pedro para saber mais sobre o livro e para ouvir a declamação de alguns poemas.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »