Portal de Angola
Informação ao minuto

Saúde no Kilamba Kiaxi cria brigadas contra malária e cólera

Pico anual de pacientes de malária ainda está por vir (Ampe Rogério)

Duas brigadas de luta e prevenção contra diarreias agudas e malária foram criadas, este ano, no Kilamba Kiaxi, em Luanda, informou a directora municipal, Josefa Costa.

De acordo com a directora, citada pela Angop, as duas brigadas trabalham junto das comunidades, igrejas e mercados para a prevenção e tratamento destas doenças que são as mais frequentes no município.

Josefa Costa indicou que além da realização de palestras elas fazem a distribuição de panfletos e alguns meios como mosquiteiros, raticidas e de hipoclorito de sódio, assim com a fumigação intra e extra domiciliar.

Estas brigadas, acrescentou, também falou sobre sistomiases, porque ainda existem no município crianças que brincam e tomam banho ao longo das valas de drenagem.

Esclareceu que estas crianças, além de quedas e morte por afogamento, também correm o risco de contrair doenças como a cistomiase, leptospirose, cujo transmissor é o rato, a cólera, entre outras.

Informou que a Direcção da Saúde também tem programas de controlo das diabetes, Hiv/Sida, Hipertensão Arterial e combate às gravidezes precoces na adolescência.

Josefa Costa informou que existem no município várias doenças em desenvolvimento e que carecem de um estudo multidisciplinar do ponto de vista do saneamento básico , remoção e tratamento de lixo e de águas residuais, assim como dos solos.

Considerou que o município carece de uma trabalho urgente porque de outro modo a população continuará exposta a riscos de várias patologias.

A médica pontualizou que muitas vezes, neste trabalho, as brigadas são confrontadas com comunidades cujo acesso e muito precário, porque os moradores constroem as residências até ao longo das valas de drenagem.

Outra dificuldade tem a ver com a carência de meios de transporte para as brigadas que muitas vezes se deslocam a pé ou de táxi para as comunidades.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »