Portal de Angola
Informação ao minuto

Maduro reabre fronteira com a Colômbia

(AFP/Arquivos / Luis ACOSTA) Barco com ajuda humanitária dos EUA para a Venezuela.

AFP

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse nesta sexta-feira que autorizou a reabertura da fronteira com a Colômbia no estado de Táchira (oeste) a partir deste sábado.

“No exercício pleno da nossa soberania, ordenei a abertura dos postos na fronteira com a Colômbia no estado de Táchira, a partir deste sábado”, informou o dirigente através do Twitter.

Maduro não precisou se as pontes limítrofes serão liberadas para o transporte terrestre, proibido desde agosto de 2015, após dois militares venezuelanos serem feridos por supostos contrabandistas.

Um dos três viadutos, conhecido como Tienditas, está bloqueado por contentores e ainda não foi inaugurado.

Em outros pontos da fronteira, como Paraguachón, no estado de Zulia, está autorizado apenas o trânsito de pedestres.

Maduro ordenou o fechamento total das fronteiras terrestres com Brasil e Colômbia em Fevereiro, diante da anunciada entrada de doações dos Estados Unidos a pedido do líder opositor Juan Guaidó.

A Força Armada – considerada a base de sustentação de Maduro – bloqueou as pontes binacionais e impediu a entrada da ajuda humanitária, em meio a distúrbios que deixaram sete mortos.

No dia 10 de maio passado, Maduro já havia decidido pela reabertura da fronteira terrestre com o Brasil.

As relações entre Venezuela e Colômbia estão rompidas desde o dia 23 de Fevereiro, após o presidente Ivan Duque apoiar Guaidó em sua ofensiva contra Maduro. Os dois países têm uma fronteira comum de 2.219 km.

Numerosos venezuelanos cruzam diariamente a fronteira com a Colômbia por caminhos clandestinos para realizar compras na Colômbia, devido à profunda escassez de produtos básicos na Venezuela.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »