Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Shinzo Abe visita Teerão para tentar mediar conflito Irão/EU

Primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe (DR)

O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, viaja para Teerão a 12 de junho para tentar mediar o conflito entre o Irão e os Estados Unidos, informou hoje o Governo nipónico.

De acordo com o JN que Cita a Lusa, a visita de Abe ao Irão foi um dos temas discutidos com o Presidente norte-americano, quando Donald Trump esteve em Tóquio, em maio.

As datas da visita a Teerão do primeiro-ministro japonês, entre 12 e 14 de junho, foram avançadas pelo porta-voz do Governo, Yasutoshi Nishimura, numa reunião de uma comissão da Câmara dos Representantes.

Esta é a primeira visita em 41 anos que um chefe de Governo nipónico faz a Teerão, depois daquela protagonizada em 1978 por Takeo Fukuda.

Abe deve encontrar-se com o líder supremo do Irão, o aiatola Ali Khamenei, e com o Presidente iraniano, Hassan Rohani, de acordo com a mesma fonte oficial.

No final de maio, Trump sublinhou em Tóquio o “bom relacionamento” do primeiro-ministro com os responsáveis iranianos.

“Eu sei que o primeiro-ministro [japonês] é muito próximo dos líderes do Irão. Vamos ver o que acontece. Ninguém quer ver coisas terríveis acontecerem, especialmente eu”, afirmou, numa alusão à crescente tensão entre os dois países, na sequência da saída de Washington do acordo nuclear assinado em 2015.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »