Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Startup angolana participa no 5º Fórum de Empreendedorismo Africano

(Foto enviada pela fonte)

A startup angolana Kussumba, que permite gerar inclusão social, contribuir para o PIB angolano e criar o ecossistema da economia da internet, foi o mérito que levou o engenheiro angolano a fazer parte deste evento, dirigido pelo empreendedor e empresário nigeriano Tony Elumelu, patrono da principal organização filantrópica africana comprometida com o empreendedorismo.

O empreendedor angolano e desenvolvedor Web, Ribeiro Tenguna, estará presente, na cidade de Abuja, Nigéria, no 5º Fórum Anual de Empreendedorismo, a decorrer nos dias 26 e 27 de Julho do corrente ano. A sua participação deve-se ao facto de ter sido seleccionado para receber um “capital semente” no Programa de Empreendedorismo 2019, da “Tony Elumelu Foundation” (TEF).

Desenvolvido, em 2017, pela startup Rebento, Kussumba Marketplace (https://vendas.kussumba.co.ao/), é um projecto enquadrado nas metas dos objectivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, Kussumba é uma expressão em kimbundu, que em português significa “vender” e “comprar”, sendo um Shopping Center Online dos segmentos “B2B2C”, que permite a abertura de várias lojas online, nas quais as pessoas e as micro, pequenas e grandes empresas podem alugar para venderem produtos físicos, produtos digitais (infoprodutos) e serviços.

Ribeiro Tenguna, que agora é um empreendedor Tony Elumelu, é natural do Kwanza Norte, escritor, empreendedor Digital, Web Developer do Portal Marimba Selutu, Digital Influencer, Palestrante Internacional e formado em Engenharia de Computação na Universidade Católica – UniSalesiano/Brasil; também é MBA Executivo, na 6ª maior Think Tank do mundo e o top em Educação Executiva, na Escola de Negócios da Fundação Getúlio Vargas Management, em São Paulo, Brasil.

O FÓRUM
O Fórum é o ponto culminante do Programa de Empreendedorismo 2019, da Fundação Tony Elumelu, que este ano está a orientar, treinar e conceder capital semente (capital inicial) não reembolsável a mais de 3.050 empreendedores africanos, seleccionados dentre os 216 mil candidatos.

O evento oferece uma oportunidade única para mulheres, homens e jovens de todos os 54 países africanos, para conhecer, aprender e interagir com o amplo ecossistema de empreendedorismo africano e global.

O 5º Fórum de Empreendedorismo é igualmente uma oportunidade crítica para os líderes e decisores políticos encontrarem, face a face, uma nova geração de líderes empresariais africanos, que estão a transformar a trajectória económica de África.

Os oradores principais do Fórum serão os Presidentes de Ruanda, Paul Kagame, e do Senegal, Macky Sall, e o economista, filantropo, presidente do Heirs Holdings, do United Bank for Africa (UBA) e fundador do TEF, Tony Onyemaechi Elumelu.

A Convenção Presidencial é um dos destaques do Fórum e vai permitir que os empreendedores africanos presentes envolvam-se de perto com líderes políticos, para testemunhar, em primeira mão, o importante papel que o governo pode desempenhar no estimular do crescimento e no incentivo à ambição empresarial.

O evento reunirá importantes formuladores de políticas, líderes empresariais, agências de desenvolvimento e todo o ecossistema de empreendedorismo, incluindo ex-alunos do Programa de Empreendedorismo da Fundação.

Nesta edição, os três mil e cinquenta empreendedores seleccionados, dos 54 países africanos, já estão a beneficiar de um programa de treinamento de negócios de 12 semanas, directamente focados nas necessidades dos empreendedores africanos, acesso a mentores e no final do treinamento, receberão como capital semente não reembolsável de 5 mil dólares, para a validação dos seus Planos de Negócio. A TEF investiu, para este ciclo, o montante de 100 milhões de dólares.

(Nota enviada ao Portal de Angola com pedido de publicação)

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »