Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Quotas da Sonangol acima dos 10% da produção nacional

(Foto: Duarte Villas)

Angop

A quota de produção da Sonangol oscila entre 10 e 20 por cento do total nacional, estimado em um milhão e 400 mil barris por dia, disse hoje o presidente do Conselho de Administração da empresa, Sebastião Pai Querido.

Numa conferência de imprensa conjunta, concedida no final do 1º dia de trabalho da Conferência “Petróleo e Gás 2019”, o PCA da petrolífera estatal, disse que a companhia pretende aumentar a sua produção actual, através da aquisição de novos blocos.

Para isso, vai participar nos concursos de adjudicação a serem lançados, a 2 de Outubro próximo, pela Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG).

Explicou que, para aumentar a produção, no âmbito do plano de renegeração, a petrolífera vai procurar implementar maior cooperação e interação com os parceiros, dentro do seu “core business” (objecto social).

Em relação à privatização de empresas do Grupo Sonangol, Sebastião Pai Querido informou que as 72 previstas para o referido processo já foram entregues para avaliação, mas precisam ser identificadas as que serão alienadas.

A venda dessas empresas do Grupo Sonangol enquadra-se num processo mais abrangente do Governo, que pretende privatizar uma boa parte das empresas com capitais públicos, via Bolsa de Valores, uma iniciativa que está a ser conduzida pelo Instituto de Gestão de Activos e Participação do Estado (IGAPE).

Sobre o assunto, o ministro dos Recursos Minerais e Petróleos, Diamatino de Azevedo, avançou que os “resultados positivos” que derivarem da venda das empresas reverterão a favor da Sonangol.

Informou, também, que existe um programa calendarizado, aprovado pelo Governo, relativo à privatização, que pode ser concluído ainda este ano.

No domínio do fornecimento de combustíveis à Sonangol, o ministro reiterou que as duas empresas selecionadas no concurso, a Total e a Trafigura, têm um contrato anual válido até Junho de 2020.

A conferência “Petróleo e Gás 2019”, aberta hoje pelo Presidente da República, João Lourenço, termina quinta-feira (06 Junho).

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »