Portal de Angola
Informação ao minuto

Estados Unidos e México procuram evitar tarifas

Vice-presidente Mike Pence reúne-se com representantes mexicanos (DR)

O conselheiro para o comércio da Casa Branca, Peter Navarro, e o senador republicano, Chuck Grassley, afirmaram nesta quarta-feira, 5, que o plano dos Estados Unidos de impor tarifas sobre produtos mexicanos pode não entrar em vigor, ao contrário do que prometeu o Presidente Trump.

Navarro disse à cadeia televisiva CNN, citado pela VOA, que as tarifas, que entrariam em vigor na próxima semana, podem não ser necessárias porque os Estados Unidos têm agora “a atenção dos mexicanos” sobre deter a imigração ilegal.

Trump anunciou na semana passada que iria impor tarifas de cinco por cento a todos os produtos importados do México, como penalização pelo facto de o Governo mexicano não tomar medidas para parar a imigração ilegal.

Nesta quarta-feira, representantes do México encontram-se com o vice-presidente americano, Mike Pence, para apresentar as medidas que tentam tomar para evitar as tarifas.

Na Irlanda, Donald Trump afirmou que o México quer fazer um acordo para evitar as tarifas, mas que se o país não adoptar medidas para controlar o fluxo de imigrantes as taxas entrarão em vigor.

“O México pode parar com isso. Eles têm que parar, ou não será possível fazermos negócios. É algo muito simples. E acho que eles vão parar. Acho que eles querem fazer algo. Acho que eles querem fazer um acordo”, disse Trump.

O Presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, afirmou estar optimista de que as negociações podem terminar em acordo.

“Acreditamos que essas tarifas podem não entrar em vigor exactamente porque temos a atenção dos mexicanos”, sublinhou Navarro.

Por seu lado, Chuck Grassley, senador republicano e presidente do Comité de Finanças, previu que os dois países chegarão a um acordo para evitar as tarifas.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »