Portal de Angola
Informação ao minuto

Morreu Roky Erickson

Roky Erickson, vocalista dos 13th Floor Elevators tinha 71 anos (GETTY IMAGES)

Vocalista dos 13th Floor Elevators tinha 71 anos

Morreu Roky Erickson, vocalista e guitarrista dos 13th Floor Elevators. Tinha 71 anos.

A sua morte foi confirmada pelo seu irmão, Mikel, a Bill Bentley, antigo vice-presidente da Warner Bros. e responsável por uma compilação de tributo a Erickson, “Where the Pyramid Meets the Eye”, em 1990.

“Ele vivia em tantos mundos que era impossível acompanhá-lo”, explicou Bentley à revista Variety, citado pelo BLITZ. As causas da morte de Erickson não foram para já reveladas.

Com os 13th Floor Elevators, banda de culto do psicadelismo dos anos 60, editou três álbuns e vários singles, entre os quais “The Psychedelic Sounds of the 13th Floor Elevators”, disco que influenciou nomes como os Primal Scream, Jesus & Mary Chain ou R.E.M.

Em 1968, Erickson saiu da banda após ter sido diagnosticado com esquizofrenia paranoide. Foi enviado para um hospital psiquiátrico, onde foi sujeito a terapia eletroconvulsiva.

Ao longo da sua carreira, formaria ainda duas bandas – Roky Erickson and the Aliens e Roky Erickson and the Ressurrectionists – e seria alvo de um documentário, “You’re Gonna Miss Me”, em 2005.

Nos últimos anos, colaborou ainda com nomes como os Mogwai e os Black Angels, antes de se reunir com os 13th Floor Elevators para uma performance de celebração dos seus 50 anos, em 2015.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »