Uma busca activa nos bairros, residências e locais de maior concentração populacional está a ser levada a cabo desde hoje, sexta-feira, em Saurimo (Lunda Sul), pelas autoridades sanitárias para se vacinar os petizes contra o sarampo.
Em declarações à Angop, o director municipal da saúde pública em Saurimo, Costa Samuquinda, fez saber que a intenção é vacinar o maior número de crianças não abrangidas na fase anterior e retirar os petizes cujos progenitores continuam a demonstrar resistência em levá-las as unidades sanitárias, para receberem o devido tratamento.
Explicou que o objectivo desta vacinação e busca activa é atingir todos os bairros da cidade de Saurimo. Até ao momento mais de uma centena de crianças já foram vacinadas.
Apelou aos encarregados de educação, pais e autoridades tradicionais a denunciarem a existência de eventuais casos de sarampo às autoridades sanitárias, tanto nas residências, como nas comunidades, para que possam ter assistência médica e medicamentosa.
Costa Samuquinda informou que os casos baixaram consideravelmente de 15 a 05 diários, pontualizando que toadas as unidades sanitárias estão equipadas com fármacos suficientes para conter a doença.
Desde o início do surto, em Março, as autoridades sanitárias registaram 73 óbitos, num universo de mil e 970 casos de sarampo.
O sarampo é uma doença contagiosa, causada pelo vírus do “measles morbillivirus”. Os sinais e sintomas iniciais geralmente incluem febres.