Terça-feira, Junho 6, 2023
20.4 C
Lisboa
More

    Descarga poluiu rio nas Caldas da Rainha, mas SMAS dizem que a situação está resolvida

    A Comissão Cívica da Protecção das Linhas de Água e Ambiente denunciou hoje a descarga de esgotos domésticos num rio das Caldas da Rainha, situação que os Serviços Municipalizados garantem já ter sido resolvida.

    De acordo com o Diário de Notícias, que cita a Lusa, a Comissão Cívica da Protecção das Linhas de Água e Ambiente, com sede nas Caldas da Rainha, distrito de Leiria, denunciou hoje, em conferência de imprensa, “uma descarga de esgotos domésticos no Rio Sujo, que causou também a poluição do Rio da Cal” numa zona da cidade em que as duas linhas de água se juntam.

    A situação esteve na origem de “uma queixa de populares” que habitam no Bairro das Águas Santas (onde se juntam os dois rios) à PSP e, segundo Vitor Dinis, da Comissão Cívica, “foi também dado conhecimento à câmara, que garantiu que ia averiguar a origem e resolver o problema”.

    Porém, Vitor Dinis e António Peralta, também da comissão, defenderam hoje que, “apesar das garantias, os rios continuam poluídos na zona de confluência”, onde “a água corre negra e com um cheiro nauseabundo”.

    Contactada pela agência Lusa, a responsável pelo Ambiente nos Serviços Municipalizados das Caldas da Rainha, Rute Henriques, esclareceu que o problema foi causado “por um entupimento de um colector, que levou a que os esgotos domésticos tivessem drenado para a conduta das águas fluviais”.

    O problema foi detectado “no dia 21, após o alerta da Comissão” e, segundo a mesma responsável, “logo nesse dia foi accionado o veículo de desentupimento” e efectuadas “acções de limpeza que se prolongaram para os dias seguintes, tendo o problema ficado completamente solucionado no dia 24”.

    Rute Henriques esclareceu hoje que “a turvação das águas na confluência dos rios tem a ver com os sedimentos acumulados no leito” e que os serviços terão optado por “não aspirar porque a força da aspiração causaria ainda mais turvação e cheiros”, aguardando agora que “o caudal, de água limpa, normalize a situação ao longo de toda a linha de água”.

    Ainda segundo a mesma responsável, “estão a ser feitas verificações diárias às estações elevatórias, descarregadores e colectores, e os serviços podem garantir que está tudo a funcionar sem registo de qualquer problema”, quer na rede de água, quer da rede de esgotos da cidade.

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola e Egipto intensificam cooperação

    A visita do Presidente egípcio, Abdel Fattah El-Sisi, a Angola, que, na noite desta terça-feira (6), chegou a Luanda,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema