- Publicidade-
Smooth Jazz Rádio Calema
Inicio Destaques Exumação de Savimbi consolida Estado democrático - UNITA

Exumação de Savimbi consolida Estado democrático – UNITA

O processo de exumação e inumação dos restos mortais do fundador da UNITA, Jonas Savimbi, resultante da abertura do Presidente da República, João Lourenço, constitui um importante passo para consolidação do Estado democrático e de direito, escreve a Angop.

As considerações foram feitas hoje, segunda-feira, em conferência de imprensa, pelo secretário da UNITA na província do Huambo, Liberty Chiyaka, ao apresentar o programa do velório a decorrer nos dias 29 e 30, nesta cidade.

O político acrescentou que a abertura do Chefe de Estado reforça a unidade e a reconciliação entre os angolanos, além de preservar a paz, enquanto pressuposto indispensável para o desenvolvimento.

“A exumação e inumação de Jonas Savimbi vai abrir uma nova página na história política do país e dos militantes, aos quais são-lhes exigidos urbanidade e respeito aos princípios constitucionais durante às exéquias”, enfatizou.

Liberty Chiyaka informou que o programa reserva a chegada da urna ao Huambo no dia 29, seguido do velório por familiares e militantes na sua antiga residência, na parte alta da cidade do Huambo.

No dia seguinte, estão previstas homenagens dos membros da UNITA nos municípios do Bailundo e Mungo, para depois seguir a localidade de Lopitanga, município do Andulo (Bié), onde será sepultado a 1 de Junho.

O processo de exumação do corpo de Jonas Savimbi começou a 29 de Janeiro do ano corrente, após a criação de uma comissão de trabalho pelo Presidente da República, João Lourenço, integrada por membros do governo, do partido Unita e familiares.

Jonas Savimbi faleceu a 22 de Fevereiro de 2002, em Lucusse, província do Moxico.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.