Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Debate “As mudanças sociopolíticas em curso em Angola” na UCCLA

(DR)

No dia 29 de Maio, a partir das 18 horas, a Mercado de Letras Editores e a UCCLA, a propósito da publicação da 2.ªedição da obra “Guerrilhas e Lutas Sociais. O MPLA perante si próprio (1960-1977)” da autoria de Jean-Michel Mabeko-Tali, promovem o debate “Conversa a três” sobre o tema “As mudanças sociopolíticas em curso em Angola”, na UCCLA.

O debate, moderado por Alberto Oliveira Pinto, contará com a presença de Adolfo Maria, Manuel Videira e Jean-Michel Mabeko-Tali.

Biografia:

Jean-Michel Mabeko Tali é originário da República do Congo-Brazzaville. Após receber um ‘Baccalauréat’ em Letras e Ciências Sociais, instalou-se em Angola em 1976, onde lecionou em várias instituições de ensino médio de Luanda e do Lubango.

Em 1983, partiu para França com o objetivo de prosseguir os seus estudos universitários. Obteve a sua Licenciatura em História pela Universidade de Saint-Etienne, e um Master em Estudos Africanos conjuntamente pelo Instituto de História da Universidade Bordeaux III e pelo Instituto de Estudos Políticos – IEP – da Universidade de Bordeaux I. Em 1996, doutorou-se em História pela Universidade Paris VII-Denis Diderot. De regresso a Angola, foi Professor Associado de História no Instituto Superior de Ciências da Educação.

Desde 2002, instalou-se nos Estados Unidos da América, onde concorreu com sucesso para Professor da Universidade Howard, em Washington, DC, instituição onde, atualmente, é Professor Titular da Cátedra de História de África.

Tem sido Professor Visitante em diversas universidades francesas e brasileiras. Foi membro do Comité Internacional da UNESCO para o Uso Pedagógico da História Geral de África encarregado, entre 2009 e 2017, da elaboração de manuais de História de África para todos os níveis de ensino no continente. É também membro e contribuidor da subcomissão para o Tomo III do Comité Internacional da UNESCO responsável pela redação do IX Volume da História Geral de África.

Como estudioso da História política e social de Angola e do Congo, publicou vários trabalhos, entre artigos, contribuições a obras conjuntas, prefácios e críticas de obras. Publicou uma versão inicial e parcial da presente obra sob título de Dissidências e Poder de Estado, o MPLA perante si próprio, 1962-1977, Luanda, Nzila 2001, e um estudo comparativo das transições políticas e os debates identitários em Angola e no Congo nos anos 1990-2000, sob o título Barbares et Citoyens. L’identité nationale à l’épreuve des Transitions africaines: Congo-Brazzaville, Angola. Paris, L’Harmattan, 2005. Como romancista, publicou L’Exil et l’Interdit, Paris L’Harmattan, 2001 et Le Musée de la Honte, Paris, L’Harmattan, 2002.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »