Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Realçado papel de Angola na integração e pacificação africana

EMBAIXADOR DA REPÚBLICA DA ARGÉLIA LARBI LATROCH (FOTO: FRANCISCO MIÚDO)

O embaixador da Argélia em Angola, Larbi Latroch, afirmou sábado, em Luanda, que o país desempenha um papel fundamental no continente e continua a investir na solidariedade e integração africana.

O diplomata, escreve Angop, que falava no encontro promovido pelo ministério das Relações Exteriores em alusão ao Dia de África, na qualidade de decano de embaixadores africanos acreditados no país, reconheceu o esforço das autoridades para o alcance da paz e estabilidade da região, em particular, e do continente em geral.

“O contributo de Angola no Conselho de Paz e Segurança da União Africana é muito importante”, disse o embaixador argelino na sua intervenção.

Na sua alocução, o diplomata fez saber que apesar de inúmeros obstáculos e terríveis ameaças terroristas, o continente berço conseguiu ultrapassar os grandes desafios como a prevenção, a gestão e resolução de conflitos por via de diálogo que permite a resolução de problemas africanos pelos africanos.

Nesta senda, África expressou claramente a sua vontade de realizar plenamente a integração económica, dotando-se da agenda 2023 para melhorar as condições de vida das suas populações e participar da gestão de assuntos mundiais.

De acordo o diplomata, o lançamento em Kigali da Zona de Comércio Livre africana vai reforçar o negócio e investimentos entre africanos.

Admitiu ainda que comemorar o 25 de Maio é voltar as origens, aos valores e aos princípios estabelecidos pela organização continental.

Segundo Larbi Latroch, essa data representa também o momento para afirmar a solidariedade africana e, neste contexto, referiu-se a celebração da batalha do Cuito Cuanavale ( 23 de Março) como símbolo da solidariedade na África Austral e um exemplo.

O Dia de África marca o aniversário da assinatura dos Acordos da Organização da Unidade Africana em 25 de Maio de 1963.

É uma oportunidade para cada país organizar eventos para promover laços mais estreitos entre os povos africanos.

Este dia feriado em todos os estados membros da UA tornou-se hoje uma tradição profundamente enraizada em todos os países africanos e representa o símbolo da luta de todo o continente africano pela libertação, desenvolvimento e progresso económico.

Muitas actividades e cerimónias são organizadas em todo o continente. O objectivo do Dia de África é “unir o povo africano, fortalecer sua fé na integração e popularizar o ideal de união do continente”.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »