Portal de Angola
Informação ao minuto

Projecção da Universidade Católica: PS vence com 30 a 34%

Europeias: PS numa campanha contra a abstenção e com apostas nas ilhas e nas presenças (DR)

A projecção de resultados da Universidade Católica aponta para uma vitória do PS nestas eleições europeias com 30 a 34% dos votos. O PSD surge na segunda posição com 20 a 24%. BE, CDU e CDS-PP deverão obter, respectivamente, 9 a 12%, 7 a 9% e 5 a 7%. O PAN poderá alcançar 4 a 6%.

A confirmarem-se estas projecções, avança a RTP, o PS elegerá oito a nove eurodeputados, enquanto o PSD deverá conquistar cinco a seis mandatos.

O BE alcançará dois a três mandatos e a CDU dois. O CDS-PP poderá eleger um a dois eurodeputados.Portugal elege 21 eurodeputados.

O partido Pessoas-Animais-Natureza poderá eleger um eurodeputado, o que, a verificar-se, significará a estreia no Parlamento Europeu.

Nas eleições de há cinco anos, os socialistas obtiveram 31,49 por cento dos votos, elegendo oito eurodeputados.

PSD e CDS-PP, então coligados na Aliança Portugal, recolheram 27,73 por cento. Garantiram assim a eleição de sete deputados ao Parlamento Europeu.

A 25 de maio de 2014, A CDU, com 12,69 por cento dos votos, elegeu três eurodeputados, ao passo que o MPT – Partido da Terra obteve 7,15 por cento, o que lhe valeu a eleição de dois eurodeputados.

O Bloco de Esquerda alcançou um assento no Parlamento Europeu com 4,56 por cento.

Ficha técnica

Esta sondagem foi realizada pelo CESOP–Universidade Católica Portuguesa para a RTP no dia 26 de maio de 2019. O universo alvo é composto pelos votantes nas eleições Europeias. Foram seleccionadas vinte e uma freguesias do país, tendo em conta a distribuição dos eleitores por Regiões NUTSII, de modo a garantir que as médias dos resultados eleitorais das últimas eleições nesse conjunto de freguesias (ponderado o peso eleitoral das suas Regiões NUTSII de pertença) estivessem a menos de 1 ponto percentual dos resultados nacionais das cinco candidaturas mais votados em cada eleição.

Os inquiridos foram seleccionados aleatoriamente à saída dos seus locais de voto e foi-lhes pedido uma simulação de voto em urna. Foram obtidos 12277 inquéritos válidos. A taxa de resposta foi de 81.85%.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »