Portal de Angola
Informação ao minuto

Polidesporto: Angolano entre os três melhores da Região – 5

ATLETA ANGOLANO, CELESTINO ELIAS JOSÉ, LADEADO DE MEMBROS DO COMITÉ PARALÍMPICO INTERNACIONAL (FOTO: CORTESIA DE MARCELINO CAMÕES)

Angop

O futebolista adaptado angolano Celestino Elias José qualificou-se entre os três melhores atletas do ano de 2019 da zona -5, ao nível do desporto adaptado, numa eleição realizada na noite de sábado, em Windhoek (Namíbia).

O melhor futebolista do mundo “México2018”, onde a selecção nacional sagrou-se campeã, foi superado pelo sul-africano Ndodanzi Ntutu, atleta do atletismo (classe T12).

O namibiano Ananias Shijongo (atletismo – classe T11), também esteve entre os três finalistas, numa categoria que contou com oito concorrentes.

O melhor atleta desta categoria competiu em quatro edições dos Jogos Paralímpicos, tendo conquistado a medalha de bronze em Londres2012 e prata no Rio2016, além de uma medalha de ouro nos Jogos da Commonwealth, em 2018, na Austrália.

Realizada sob o lema “Celebrando a Excelência com Espírito Inovador” a gala contou com 34 nomeações no total, destacando-se os melhores ao nível da classe júnior, desporto adaptado, treinadores e jornalistas desportivos.

Neste evento, em que Angola participou pela primeira vez, foi igualmente inscrito a selecção nacional para amputados, campeã do mundo no ano passado, mas foi eliminada pelo júri na primeira fase de votação.

O defesa central Elias José esteve acompanhado pelo secretário-geral do Comité Paralímpico, António da Luz, pelo director nacional para os Desportos, Nicolau Daniel e por António Gomes, representante nacional na Região 5.

As três primeiras galas do género, que visa enaltecer anualmente os melhores profissionais do desporto, decorreram na África do Sul.

A próxima edição será na Swazilândia, em 2020.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »