Portal de Angola
Informação ao minuto

Menongue com restrições de energia

(DR)

Angop

O vice-governador do Cuando Cubango para os serviços técnicos e infra-estruturas, Bento Francisco Xavier, admitiu, sexta-feira, que as restrições no fornecimento de energia eléctrica a cidade de Menongue, registadas nos últimos dias do mês de Abril até a data presente, deve-se à insuficiência de combustível na região.

Esta informação foi prestada no final de uma visita de campo do vice-governador, que culminou com nas instalações da nova central térmica do Cwebe, que tem uma capacidade de 54 megawatts, com duas turbinas, uma a gás e outra a gasóleo, avaliados em 69 milhões de dólares.

A central, que consome 75 mil metros cúbicos de gasóleo/dia, destinada a fornecer energia a cidade de Menongue 24 horas sobre 24 horas, desde a entrada em funcionamento em finais de Outubro de 2018, sem, no entanto, o uso da turbina a gás por outras razões técnicas.

Nesta altura, em função desta realidade, estão disponíveis cerca de 5 megawatts da antiga central térmica de Menongue, com restrições que rondam entre os 50 por cento de abastecimento na urbe, em que as prioridades recaem paras as unidades sanitárias, a central de captação de água e outras de serviços públicos.

Bento Francisco Xavier justificou que esta medida foi accionada até ao momento, mas que anteriormente tinha-se a noção que seria provisória, cuja solução poderá ser enconrtrada ao longo deste mês.

De acordo com o vice-governador, a turbina a gasóleo, com a capacidade de produzir 27 megawatts, nesta altura está apenas a fornecer 9.5, uma vez que não existe rede suficiente para distribuir os restantes em Menongue, no período que vai das 6horas às 17 horas e 30 minutos em cada dia.

A nova central térmica do Cwebe tem uma necessidade diária de 80 mil metros cúbicos de combustível, para garantir o funcionamento da turbina a gasóleo.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »