Radio Calema
InicioAngolaSociedadeDestacado contributo das missões católicas no ensino no Cuanza Norte

Destacado contributo das missões católicas no ensino no Cuanza Norte

Angop

O vigário da diocese de Ndalatando, Cuanza Norte, padre Constantino Francisco Miguel, destacou, nesta sexta-feira, o contributo das missões católicas no desenvolvimento da educação na província.

O presbítero fez tal reconhecimento quando dissertava sobre “A contribuição das missões católicas no ensino no Cuanza Norte para o humanismo solidário”, numa palestra realizada no âmbito das celebrações do 63º aniversário da cidade de Ndalatando, a assinalar-se a 28 do mês em curso.

Constantino Miguel sublinhou que o processo de ensino dos cidadãos pelos missionários católicos nesta região não foi uma iniciativa simples e entusiasta local, mas da vida em comunhão com a igreja em todo mundo.

Precisou que a acção de educar e ensinar constitui um dos preceitos da igreja no cumprimento da sua missão de congregar a humanidade para que haja uma verdadeira unidade e paz na terra.

“Falar da contribuição das missões católicas no ensino na província do Cuanza Norte é falar da natureza da missão da igreja ao serviço da humanidade. A verdadeira educação pretende a formação da pessoa humana em torno do seu fim último e ao mesmo tempo ao bem da sociedade”, frisou.

O clérigo lembrou que a contribuição da missão católica no processo de ensino e educação no país remonta desde o surgimento do cristianismo em Angola, tendo a acção de cristianização e ensino exercido grande influência e valor na civilização das populações locais.

Adiantou que a diocese de Ndalatando controla 13 escolas primárias e oito do ensino secundário em todos municípios da província, tendo nos últimos cinco anos frequentado matriculado 67 mil e 761 alunos, bem como dois internatos feminino com 70 raparigas a beneficiarem de formação em vários ofícios.

Precisou que brevemente serão inauguradas outras três escolas nas paróquias de Golungo Alto, Samba Cajú e Bolongongo.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.