Portal de Angola
Informação ao minuto

Benguela já recebe energia de Cambambe

BARRAGEM DE CAMBAMBE (FOTO: PEDRO PARENTE)

Angop

A província de Benguela está interligada desde o dia 22 de Maio corrente ao sistema eléctrico norte (Cambambe e Laúca), deixando desta forma de se utilizar os grupos geradores da Kileva para o fornecimento de energia, anunciou hoje, sexta-feira, o governador local, Rui Falcão.

Segundo o governante, que falava à imprensa, na Kileva (Lobito), a província de Benguela terá assim um ganho de 70 megawatts, o que vai permitir ajudar o Estado a poupar cerca de 500 mil litros de gasóleo por dia, equivalente a um gasto mensal em kwanzas de 16 mil milhões.

O responsável explicou ainda que com a interligação de Benguela ao sistema norte nacional, o executivo cumpre com a promessa eleitoral do aumento de electricidade, com vista ao desenvolvimento do país.

Desta feita, sublinhou Rui Falcão, as atenções do executivo ficam viradas para a recuperação da rede de distribuição, que é antiga, para evitar avarias.

De recordar que nos últimos meses as cidades do litoral (Benguela, Lobito, Catumbela e Baía Farta) têm registado muitas restrições no fornecimento de energia, situação agravada nas últimas semanas pelo deficiente abastecimento de combustível que a província regista.

Mais água para zonas altas do Lobito e Catumbela
O governador Rui Falcão anunciou igualmente, esta sexta-feira, o aumento da capacidade de distribuição de água às zonas altas dos municípios do Lobito e da Catumbela, com vista a melhoria das condições sociais da população.

Durante a sua intervenção no acto de inauguração do centro de saúde dos Cabrais, na comuna do Biópio, município da Catumbela, o governante disse que já existem recursos financeiros para concretização desses projectos.

“Conseguiu-se mais recursos para melhorar a rede norte de água e da Catumbela. Vamos continuar empenhados para cumprir as promessas”, referiu.

Na mesma senda, disse que em 2017, quando esteve pela primeira vez nos Cabrais, prometeu-se escola, centro de saúde e energia, pelo que brevemente esperam colocar água e energia nos Cabrais.

O bairro dos Cabrais acolhe mais de 300 famílias deslocadas em consequência das fortes chuvas de 11 de Março de 2015 que afectaram os municípios de Catumbela e Lobito, deixando mais de 100 mortos.

A localidade conta também desde Fevereiro do ano passado com uma escola primária.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »