Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Portugal está hoje de parabéns. Faz 840 anos

Bandeira de Portugal (Reuters)

Bula Papal reconheceu, a 23 de maio de 1179, Portugal como reino independente e D. Afonso Henriques como o seu primeiro monarca.

Sabia que Portugal completa esta quinta-feira 840 anos? A data não é consensual entre os historiadores, mas de acordo com a Bula Papal reconheceu Portugal como reino independente a 23 de maio de 1179

De acordo com o Notícias ao Minuto, a Bula Manifestis Probatum confirmou então, há 840 anos, D. Afonso Henriques como rei de Portugal, colocando o novo reino, independente do Reino de Leão, sob protecção directa do Papa, entidade suprema na época.

Este reconhecimento surge 36 anos depois do Tratado de Zamora, assinado a 5 de Outubro de 1143, data em que Afonso VII de Leão e Castela reconheceu Portugal como reino e D. Afonso Henriques como rei.

Todavia, continuava a faltar o reconhecimento da Santa Sé que chegaria, finalmente, ao fim de quase 40 anos, quando o Papa Alexandre III concedeu o estatuto desejado, uma espécie de confirmação do Tratado de Zamora.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »