Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Guiné-Bissau aguarda pela nomeação de um novo Governo

Imagem de Ilustração. (Xaume Olleros / AFP)

RFI

Hoje, pela segunda vez, nos últimos dias, milhares de jovens saíram às ruas de Bissau para uma manifestação de repúdio ao Presidente José Mário Vaz a quem acusam de não querer indicar o seu adversário político, Domingos Simões Pereira, primeiro-ministro.

A manifestação decorreu de forma pacífica embora sob uma forte vigilância das forças de ordem. Polícias com armas de guerra seguiram os manifestantes que percorreram a zona do Bairro de Ajuda, Chapa de Bissau, cortando o centro da capital guineense, evitando as imediações do palácio da presidência, indo terminar na praça dos Mártires do Pindjiquiti, junto ao rio.

Ali, jovens dos seis partidos da maioria parlamentar, organizaram um comício onde deixaram palavras de ordem.

Todos exigiram ao Presidente José Mário Vaz a indicação imediata do primeiro-ministro.

Ansumane Camará, presidente da comissão organizadora das manifestações de rua, voltou a exortar José Mário Vaz a nomear o primeiro-ministro em observância da Constituição guineense.

“Pedimos ao Presidente da República para ouvir o povo. Nenhum Estado pode avançar com droga e corrupção. Nenhum Estado pode viver sem povo e pedimos ao Presidente para ouvir o povo”, afirmou.

Depois de um momento musical, um grupo de jovens leu também um manifesto no qual denunciaram “um atentado ao Estado de Direito democrático e desrespeito pelos parceiros internacionais”.

Além de exortações ao chefe de Estado para a nomeação do primeiro-ministro e do seu elenco, os jovens também instaram José Mário Vaz que marque a data das presidenciais que devem ter lugar, dizem, ainda este ano.

A juventude dos seis partidos promete uma nova manifestação de rua no sábado e em dias subsequentes até que José Mário Vaz oiça a voz do povo, dizem.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »