Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

FAO vai apoiar implementação do AgrInvest em Angola

Membros da parceria de arroz desenvolvendo capacidades para a identificando das principais doenças e pragas (DR)

A Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) começar a implementar ainda este ano em Angola um programa de investimento, denominado “AgrInvest”, com o objectivo de identificar as cadeias de investimento.

Segundo avança Angop, a informação foi avançada hoje, em Luanda, pelo director sub-regional da FAO para África Austral, Felix Onibon, durante um encontro com responsáveis do Ministério do comércio, que abordou questões ligadas às cadeias de valores, agro-negócio e financiamentos.

O responsável referiu que o programa é uma iniciativa global que visa apoiar a promoção do investimento sustentável do sector privado e público-privado na agricultura, fomentando a criação de políticas e condições reguladoras e institucionais favoráveis aos investimentos privados em sistemas agro-alimentares.

Reconheceu a importância de criar um ambiente propício ao investimento sustentável no contexto da diversificação da economia e na consecução dos objectivos de desenvolvimento sustentável, erradicar a pobreza e a fome.

Felix Onibon disse que a FAO predispõe-se a apoiar o Governo de Angola no tratamento dos assuntos inerentes à iniciativa.

Os investidores, referiu, tendem a considerar a agricultura um risco, principalmente a nível primário de produção, daí o AgrInvest concentra-se na resolução dos riscos deste investimento, criando plataformas para diálogo entre os actores da cadeia de valor públicos e privados, de modo a reduzir os riscos do sector, por meio da garantia e partilha de produtos financeiros.

O facto de Angola estar focado na diversificação da economia e valorização da produção nacional, disse ser propício a implementação deste projecto.

AgrInvest tem como objectivo desenvolver capacidades funcionais de instituições, actores da cadeia de valores e produtos locais.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »