Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

EUA surpreendem e anunciam apoio ao Brasil na OCDE

DONALD TRUMP E JAIR BOLSONARO (© AFP 2019 / Jim WATSON)

Ao contrário das expectativas, os EUA anunciaram nesta quinta-feira (23) que apoiarão a candidatura do Brasil para a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE).

O presidente dos EUA, Donald Trump, explica a Sputnik, havia prometido o apoio durante encontro em Março com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Apesar da promessa, o anúncio durante uma reunião preparatória para o encontro ministerial da OCDE havia deixado a impressão de que o apoio não viria. Na ocasião, os representantes dos EUA afirmaram que não tinham instruções de apoio para o Brasil.

A reunião na capital francesa, Paris, no entanto, explicitou o apoio da parte norte-americana à candidatura do Brasil no órgão multilateral.

Em troca do apoio, o Brasil sinalizou que abriria mão do status de tratamento especial na Organização Mundial do Comércio (OMC), garantida pelo fato de o Brasil ser considerado um país em desenvolvimento.

Apesar do anúncio de apoio, ainda não há uma data para o início do processo de adesão do Brasil ao órgão, que ainda depende do consenso entre os outros 35 membros da organização.

O país que está mais próximo de se tornar novo membro do grupo é a Colômbia. Com a aprovação, o país seria o primeiro da América do Sul a integrar o grupo.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »