Angop
A delegação da Saúde chefiada pela ministra Sílvia Lutucuta, participa, está quinta-feira, 23, em Genebra, Suíça, na 6.ª e 7.ª reunião do Comité (A), que abordam questões estratégicas prioritárias no sector sanitário mundial.
O encontro, faz parte do programa da 72.ª Sessão da Assembleia Mundial da Saúde, destinada a debater e analisar questões de saúde que incluem estratégias e mecanismos para o bem-estar universal.
O programa desta quinta-feira inclui ainda a participação no encontro de coordenação do grupo africano.
Na sua intervenção na plenária desta terça-feira, 21, a ministra afirmou que o Executivo angolano, tem os cuidados primários de saúde como prioridade para o desenvolvimento global e da justiça social, das populações.
Sílvia Lutucuta, realçou que a visão e os objectivos configuram à saúde como um factor incontornável do desenvolvimento global do país e da justiça social, realizando esforços para, gradualmente, garantir a cobertura universal de saúde, assegurar a equidade na atenção, melhorar os mecanismos de gestão, oferecer serviços permanentes cada vez com maior qualidade, ultrapassar barreiras geográficas e financeiras na perspectiva da erradicação da pobreza.
A governante angolana vai ainda participar na sessão de eleição do Comité Executivo, na cerimónia de entrega de prémios de saúde e de apresentação do relatório dos principais comités.
O evento, que se realiza sob o lema “Cobertura de Saúde Universal: Não deixando ninguém atrás”, passará de igual modo em revista matérias ligadas à importância da saúde pública, estado actual do orçamento da Organização Mundial da Saúde, mobilização de fundos e adopção de projectos de Resoluções e Decisões saídas da 144ª sessão do Conselho Executivo da OMS.