Portal de Angola
Informação ao minuto

Delegação angolana em reunião sobre estratégias na saúde

MINISTRA DA SAÚDE, SÍLVIA LUTUKUTA (FOTO: ROSÁRIO DOS SANTOS)

Angop

A delegação da Saúde chefiada pela ministra Sílvia Lutucuta, participa, está quinta-feira, 23, em Genebra, Suíça, na 6.ª e 7.ª reunião do Comité (A), que abordam questões estratégicas prioritárias no sector sanitário mundial.
O encontro, faz parte do programa da 72.ª Sessão da Assembleia Mundial da Saúde, destinada a debater e analisar questões de saúde que incluem estratégias e mecanismos para o bem-estar universal.

O programa desta quinta-feira inclui ainda a participação no encontro de coordenação do grupo africano.

Na sua intervenção na plenária desta terça-feira, 21, a ministra afirmou que o Executivo angolano, tem os cuidados primários de saúde como prioridade para o desenvolvimento global e da justiça social, das populações.

Sílvia Lutucuta, realçou que a visão e os objectivos configuram à saúde como um factor incontornável do desenvolvimento global do país e da justiça social, realizando esforços para, gradualmente, garantir a cobertura universal de saúde, assegurar a equidade na atenção, melhorar os mecanismos de gestão, oferecer serviços permanentes cada vez com maior qualidade, ultrapassar barreiras geográficas e financeiras na perspectiva da erradicação da pobreza.

A governante angolana vai ainda participar na sessão de eleição do Comité Executivo, na cerimónia de entrega de prémios de saúde e de apresentação do relatório dos principais comités.

O evento, que se realiza sob o lema “Cobertura de Saúde Universal: Não deixando ninguém atrás”, passará de igual modo em revista matérias ligadas à importância da saúde pública, estado actual do orçamento da Organização Mundial da Saúde, mobilização de fundos e adopção de projectos de Resoluções e Decisões saídas da 144ª sessão do Conselho Executivo da OMS.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »