Portal de Angola
Informação ao minuto

MED pretende atingir 24 por cento de cobertura na Primeira Infância

A extensão dos Programas Infantis Comunitários às comunidades San da província da Huíla é uma estratégia de inclusão social das crianças da minoria étnica antes de irem à escola (Fotografia: Arimateia Baptista| Lubango)

O Ministério da Educação (MED) pretende, até 2022, atingir a cifra de 24 por cento de cobertura educativa na Primeira Infância, elevando os actuais 11, a afirmou, nesta quarta-feira, em Luanda, o director Nacional da Educação Pré-escolar, Muanda Mbiqui.

Segundo avança Angop, o responsável, que falava à imprensa durante o I Fórum Nacional sobre Educação da Primeira Infância, referiu que a meta será mediante o aumento de modalidades de educação e do número de jardins-de-infância e salas da iniciação, bem como implementar um modelo alternativo de baixo custo para a educação da primeira infância (TUPPI).

Sensibilização dos vários actores, responsabilização dos técnicos do MED, da estrutura provincial, das Administrações Municipais, das famílias e das comunidades sobre a importância da educação e cuidados na primeira infância.

Por sua vez, o secretário de Estado para o Ensino Pré-Escolar, Pacheco Francisco, disse que o número de crianças dos 0 aos 6 anos que se beneficiam do atendimento escolar é ainda desproporcional, avaliando os objectivos preconizados pelo Plano Nacional de Desenvolvimento para a Educação 2018-2022.

De acordo com o responsável, o investimento nos anos iniciais apresenta maiores benefícios sociais e alta taxa de retorno económico, tanto em termos individuais, quanto colectivos para a sociedade e a forma mais eficaz de reduzir as assimetrias.

Em dois dias de actividade especialista debatem, entre outros temas, “A política nacional e advocacia sobre a educação na primeira infância”, Fortalecimento da educação na primeira infância (desafios e perspectivas) ” e “Gestão de informação, fiscalização, monitoria e avaliação da educação na primeira infância”.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »