Portal de Angola
Informação ao minuto

Governador ressalta resultados do programa de combate à pobreza

Norberto dos Santos, primeiro secretário do MPLA e Governador de Malanje (arquivo) (DR)

Angop

O governador da província de Malanje, Norberto dos Santos, ressaltou, esta terça-feira, os resultados do Programa de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza na região, considerando as acções como principais focos de governação local.

Ao falar na Reunião do Conselho de Governação Local, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, informou que as acções de combate à pobreza têm recaído, fundamentalmente, à população do meio rural.

No sector da saúde, o governador apontou a existência de 185 unidades sanitárias espalhadas pelos 14 municípios da província, suportados por dois mil e 57 técnicos de saúde de distintas especialidades.

Fez saber que a província dispõe, igualmente, de três mil e 342 salas de aulas, sete mil 861 professores e um universo de 330 mil e 884 alunos matriculados nos níveis primário e secundário.

Adiantou que o subsistema de ensino superior conta com seis instituições, sendo quatro públicas e duas privadas onde estão inscritos seis mil estudantes.

O governante destacou, por outro lado, os avanços que têm sido dados no domínio da energia na região, contando, actualmente, com uma potência disponível de 80 megawatts, 52 dos quais consumidos no município de Malanje e outros 28 no município de Cacuso.

Disse, também, estar em curso trabalhos de electrificação dos municípios de Calandula, Cangandala, além do aumento da potência nos bairros da cidade de Malanje.

No capítulo da agricultura, disse a fonte, o enfoque recai para o sector familiar, tendo sido criadas 369 escolas de campo, no quadro do projecto Mosap II, vocacionado à assistência técnica a 35 mil famílias camponesas, distribuídas por 11 municípios e 25 comunas.

O Conselho de Governação Local é o órgão auxiliar e colegial do Presidente da República na formulação de políticas e acompanhamento da execução das políticas de governação de administração do Estado a nível local.

Com periodicidade semestral, o Conselho de Governação Local é presidido pelo Presidente da República, coadjuvado pelo Vice-Presidente da República. Dele fazem parte os ministros de Estado, ministros, os governadores das 18 províncias e outras entidades ligadas à matéria de governação local.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »