Portal de Angola
Informação ao minuto

Hospital Geral diagnostica oito casos de HIV/Sida por dia

(DR)

Oito casos positivos de HIV/Sida são diagnosticados diariamente nas consultas externas no Hospital Geral de Luanda (HGL), informou ontem a responsável do programa contra a doença daquela unidade sanitária, que se mostrou preocupada face ao número de pessoas infectadas, escreve o JA.

Deolinda José lembrou que, de Janeiro a Maio deste ano, foram efectuadas 4020 testes de HIV/Sida, tendo resultado em 239 casos positivos diagnosticados em crianças dos cinco aos 14 anos e os restantes na faixa etária dos 15 aos 55 anos.

A responsável esclareceu que, neste período, 51 gestantes seropositivas estão controladas pela instituição e recebem assistência médica com anti-retrovirais e consultas pré-natais. Informou ainda terem sido detectados 10 casos de crianças seropositivas, cujas mães foram submetidas ao corte de transmissão.

Além dos testes, o Hospital Geral de Luanda tem realizado palestras sobre o impacto da doença, as formas de transmissão, prevenção e uso correcto do preservativo, assim como o combate ao estigma.

Desde a implementação em 2009 do programa de HIV/Sida, a unidade sanitária tem acompanhado 2873 seropositivos, 241 dos quais são crianças menores de 14 anos.

A chefe do programa do VIH/Sida garantiu, por outro lado, a existência de medicamentos, como anti-retrovirais e outros meios, principalmente para as gestantes, tendo em conta a quimioprofilaxia durante a gravidez. O hospital dispõe também nevirapina e AZT (zidovudina), drogas indispensáveis para os primeiros 12 meses após o nascimento do bebé.

Direcção refuta acusações

A direcção do Hospital Geral de Luanda (HGL) desdramatizou informações postas a circular nas redes sociais, segundo as quais a instituição não realiza análises laboratoriais e que os médicos em serviço encaminham os pacientes a um suposto laboratório.

Com base na denúncia, que surpreendeu a todos, a direcção do HGL considera falsa e caluniosa, alegando que hospital só atende pacientes com análises feitas no referido laboratório e mediante apresentação do comprovativo de pagamento.

O hospital dispõe de laboratórios de análises clínicas altamente equipados com tecnologia de ponta, daí não haver razões de os pacientes e seus acompanhantes recorrerem a outros laboratórios de análises espalhados na cidade.

Marcela Casimiro, responsável do laboratório de análises clínicas do Hospital Geral de Luanda, garantiu que, diariamente, a instituição realiza entre 700 e 800 exames laboratoriais. A bioquímica e hemograma são os exames mais solicitados. O laboratório efectua 300 exames de gota espessa e 180 de hemograma.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »