Radio Calema
InicioMundoMédio Oriente"Provocações genocidas" de Trump não acabarão com o Irão - Javad Zarif

“Provocações genocidas” de Trump não acabarão com o Irão – Javad Zarif

De acordo com a France Press, o ministro iraniano das Relaciones Exteriores, Mohamad Javad Zarif, respondeu nesta segunda-feira as últimas ameaças de Donald Trump e afirmou que “as provocações genocidas” do presidente dos Estados Unidos “não acabarão com o Irão”.

“Os iranianos permaneceram de pé durante milénios enquanto todos os agressores foram embora”, escreveu Zarif na sua conta no Twitter depois que Trump afirmou na véspera na mesma rede social: “Se o Irão quer lutar, este será o fim oficial do Irão”.

“O terrorismo económico e as provocações genocidas não acabarão com o Irão. Nunca ameace um iraniano. Tente o respeito. Funciona”, completou o ministro.

A relação entre os dois países piorou consideravelmente nas últimas semanas, depois que os Estados Unidos reforçaram a sua presença militar no Golfo Pérsico para aumentar a pressão sobre o governo de Teerão, que acusa de preparar ataques contra os seus interesses na região.

O governo americano enviou um porta-aviões e bombardeiros B-52, em resposta a supostas fotografias que mostravam que o Irão havia carregado mísseis em pequenas embarcações.

Além disso, o governo americano retirou alguns funcionários diplomáticos do Iraque, citando ameaças de grupos armados iraquianos apoiados pelo Irão.

A tensão aumenta entre Estados Unidos e Irão desde que Trump decidiu, no ano passado, retirar os EUA do acordo internacional alcançado em 2015 para limitar o programa nuclear iraniano em troca da suspensão das sanções contra Teerão. Washington voltou a impor severas sanções à República Islâmica.

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.