Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

“Provocações genocidas” de Trump não acabarão com o Irão – Javad Zarif

(DR)

De acordo com a France Press, o ministro iraniano das Relaciones Exteriores, Mohamad Javad Zarif, respondeu nesta segunda-feira as últimas ameaças de Donald Trump e afirmou que “as provocações genocidas” do presidente dos Estados Unidos “não acabarão com o Irão”.

“Os iranianos permaneceram de pé durante milénios enquanto todos os agressores foram embora”, escreveu Zarif na sua conta no Twitter depois que Trump afirmou na véspera na mesma rede social: “Se o Irão quer lutar, este será o fim oficial do Irão”.

“O terrorismo económico e as provocações genocidas não acabarão com o Irão. Nunca ameace um iraniano. Tente o respeito. Funciona”, completou o ministro.

A relação entre os dois países piorou consideravelmente nas últimas semanas, depois que os Estados Unidos reforçaram a sua presença militar no Golfo Pérsico para aumentar a pressão sobre o governo de Teerão, que acusa de preparar ataques contra os seus interesses na região.

O governo americano enviou um porta-aviões e bombardeiros B-52, em resposta a supostas fotografias que mostravam que o Irão havia carregado mísseis em pequenas embarcações.

Além disso, o governo americano retirou alguns funcionários diplomáticos do Iraque, citando ameaças de grupos armados iraquianos apoiados pelo Irão.

A tensão aumenta entre Estados Unidos e Irão desde que Trump decidiu, no ano passado, retirar os EUA do acordo internacional alcançado em 2015 para limitar o programa nuclear iraniano em troca da suspensão das sanções contra Teerão. Washington voltou a impor severas sanções à República Islâmica.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »