O novo embaixador de Angola nos Estados Unidos de América, Joaquim do Espírito Santo, propôs-se nesta segunda-feira a contribuir para a promoção e melhoria da imagem do país, ampliar o comércio bilateral e atrair novos investimentos americanos.
De acordo com Angop, Joaquim do Espírito Santo falava à imprensa depois de ter sido empossado como embaixador para os Estados Unidos da América pelo Presidente da República, João Lourenço.
Falou da necessidade de se conferir uma nova dimensão política e económica às relações entre os dois países, reforçar a relação com as câmaras de comércio e as instituições como o Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional, para ajudar o Governo angolano no combate à corrupção, ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo.
O diplomata defendeu o estabelecimento de parceiras para a diversificação da economia angolana, para a tornar numa potência regional.
A embaixadora na Alemanha, Balbina Malheiros Dias da Silva, disse que pretende tirar proveito dos níveis de desenvolvimento económico da Alemanha, a primeira economia europeia e terceira mundial.
A 15 deste mês (Maio), o Presidente da República, João Lourenço, procedeu a movimentação de embaixadores de Angola em distintas partes do Mundo, dando por finda a missão de 13 (treze) e nomeado 12 (doze) para novas missões.