Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Gestores de educação formação sobre saúde escolar

Demonstração de primeiros socorros (foto ilustrativa) (Foto: Muriele Salazar)

Mais de 80 docentes, directores, coordenadores e chefes de actividades extra-escolares do ensino pré-escolar, primário, primeiro e segundo ciclo, do município Moçâmedes, participam numa acção formativa sobre primeiros socorros na escola, saúde escolar e prevenção de acidente.

Segundo explica Angop, trata-se de uma acção formativa inserida no acordo assinado entre o Ministério da Saúde e o da Educação, no âmbito do Programa de Saúde Escolar, que visa desenvolver, de forma sustentável, todos os programas de saúde assentes na prevenção, protecção, rastreio e desparasitação a nível de cada escola.

Promovida pelo Ministério de Educação, com a duração de três dias, os participantes vão tomar contacto com teoria e prática de noções básicas em primeiros socorros, em caso de asfixia e desmaio, hemorragia, entre outras.

Falando na abertura do evento, a chefe de departamento nacional para apoio social do Ministério de Educação, Isabel Epalanga, acrescentou que há necessidade de todos conhecerem os métodos dos primeiros socorros na criança, bem como inculcar nos alunos medidas de prevenção.

Já o director provincial do Namibe da educação, ciências e tecnologia, Valério Arcanjo, exortou aos participantes a desenvolverem competências na comunidade educativa, no domínio de saúde, de forma a melhorar o bem-estar físico, mental e social da criança, contribuindo na melhoria da sua qualidade de vida.

A acção formativa do Ministério de Educação prevê capacitar, ainda este ano, nesse capítulo, 260 quadros do sector, entre directores, coordenadores de disciplinas de várias escolas em três províncias da região sul de Angola, que compreende o Namibe, a Huíla e o Cunene.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »