Ensa
Portal de Angola
Informação ao minuto

Comissão técnica aguarda interessados pelos aviões

(DR)

As entidades públicas e privadas nacionais ou estrangeiras interessadas na compra dos três aviões afectos aos Órgãos Auxiliares do Presidente da República, localizadas no Terminal Aéreo Militar, em Luanda, já podem contactar a Comissão Técnica, no Ministério das Finanças, escreve o JA.

Os três aviões do tipo Boeing, dois de modelos 707-300 e outro 700-200, que foram utilizados pelo ex-Presidente da República, vão ser alienados em “hasta pública”. Em Dezembro passado, num despacho, o Presidente João Lourenço aprovava o “procedimento de alienação de três aeronaves” e delegava no ministro das Finanças, Archer Mangueira, a competência para conduzir a venda.

“O ministro das Finanças deve assumir a responsabilidade da operação de abate e venda em hasta pública”, lê-se no mesmo despacho, com data de 5 de Dezembro, sublinhando que os aviões foram fabricados pela Boeing até final da década de 1970 e encontram-se parqueados no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, “há mais de dez anos em virtude da sua inoperância”.

Já em 2016, na presidência de José Eduardo dos Santos, o Governo tinha aprovado a venda de outras cinco aeronaves de propriedade pública, que se encontravam avariadas no aeroporto da capital, tendo avançado para a contratação de uma empresa para garantir o transporte aéreo de dirigentes, funcionários e representantes do Estado entre províncias.

Em causa esteve então o processo de alienação de três aeronaves de pequeno porte Beechcraft 1900 e duas do tipo Twin Otter, afectas ao Ministério da Administração do Território (MAT) e que, quando estavam operacionais, garantiam o Serviço Aéreo Institucional (SAI).

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »