Radio Calema
InicioEconomiaComissão técnica aguarda interessados pelos aviões

Comissão técnica aguarda interessados pelos aviões

As entidades públicas e privadas nacionais ou estrangeiras interessadas na compra dos três aviões afectos aos Órgãos Auxiliares do Presidente da República, localizadas no Terminal Aéreo Militar, em Luanda, já podem contactar a Comissão Técnica, no Ministério das Finanças, escreve o JA.

Os três aviões do tipo Boeing, dois de modelos 707-300 e outro 700-200, que foram utilizados pelo ex-Presidente da República, vão ser alienados em “hasta pública”. Em Dezembro passado, num despacho, o Presidente João Lourenço aprovava o “procedimento de alienação de três aeronaves” e delegava no ministro das Finanças, Archer Mangueira, a competência para conduzir a venda.

“O ministro das Finanças deve assumir a responsabilidade da operação de abate e venda em hasta pública”, lê-se no mesmo despacho, com data de 5 de Dezembro, sublinhando que os aviões foram fabricados pela Boeing até final da década de 1970 e encontram-se parqueados no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, “há mais de dez anos em virtude da sua inoperância”.

Já em 2016, na presidência de José Eduardo dos Santos, o Governo tinha aprovado a venda de outras cinco aeronaves de propriedade pública, que se encontravam avariadas no aeroporto da capital, tendo avançado para a contratação de uma empresa para garantir o transporte aéreo de dirigentes, funcionários e representantes do Estado entre províncias.

Em causa esteve então o processo de alienação de três aeronaves de pequeno porte Beechcraft 1900 e duas do tipo Twin Otter, afectas ao Ministério da Administração do Território (MAT) e que, quando estavam operacionais, garantiam o Serviço Aéreo Institucional (SAI).

Siga-nos

0FansCurti
0SeguidoresSeguir
0InscritosSe inscrever

Últimas notícias

Notícias relacionadas

- Publicidade -

Deixe um comentário

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.