Portal de Angola
Informação ao minuto

Bundesliga – os protagonistas de 2018/19

Bayern Munique - Heptacampeão! (DR)

DW África

Terminou a 56ª edição do principal campeonato de futebol na Alemanha. O Bayern Munique sagrou-se heptacampeão, mas não foi o único destaque desta temporada. Confira quem marcou mais uma época no futebol alemão.

Bayern Munique – Heptacampeão!
Em 2016/17, um inédito penta. Em 2017/18, um épico hexa. Em 2018/19, um histórico heptacampeonato. O Bayern Munique continua a bater recorde de títulos consecutivos na Alemanha e no futebol europeu. A equipa da Baviera é apenas o 2º clube entre as cinco principais ligas europeias (Alemanha, França, Espanha, Itália e Inglaterra) a conseguir sete títulos consecutivos. Hegemonia inquestionável.

O fim da saga “Robbéry”
Entrou para a história do Bayern Munique e da Bundesliga. Chegou em 2007 e, até hoje, conquistou 23 títulos, entre os quais, nove Bundesligas, um recorde. Ribéry despediu-se na Allianz Arena com um grande golo, um momento que ficou imortalizado em direto, na DW África. Juntamente com Robben, a dupla “Robbéry” despede-se da Alemanha pela porta grande, depois de dez anos ao mais alto nível.

Melhor Treinador
É uma figura incontornável da época, na Bundesliga. Niko Kovač, treinador do Bayern Munique, nunca foi um indiscutível para os adeptos, jogadores e comunicação social. No entanto, o grupo de dirigentes que gere o clube mostrou-se sempre ao lado do treinador, até publicamente. Recorde-se a célebre conferência de imprensa em outubro do ano passado: todos esperavam a demissão, mas enganaram-se.

Melhor Marcador – Robert Lewandowski
22 golos em 33 jogos. É o quarto registo pessoal de Robert Lewandowski desde que chegou à Bundesliga em 2011/12, pela porta do Borussia Dortmund. No entanto, o avançado polaco de 30 anos conquistou, pela quarta vez na carreira, o título de melhor marcador da Bundesliga, o segundo consecutivo.

Melhor Amigo – Jadon Sancho
Há quem diga que o melhor amigo do avançado é a bola. Ora, todos sabemos que ninguém joga sozinho, muito menos no Borussia Dortmund. Jadon Sancho, extremo inglês de apenas 19 anos, fez 14 assistências para golo. A somar aos passes para golo, Sancho contabilizou ainda 12 golos marcados, em 34 jogos. Ao todo, fez parte de 1/3 dos 81 golos do Borussia Dortmund na Bundesliga. Craque!

Melhor Ataque – Bayern Munique
Quem marca mais golos está mais próximo de ganhar. Assim se aplica ao Bayern Munique. Os heptacampeões alemães converteram 88 remates em golo, ao longo de 34 jornadas. Uma média de 2,5 golos por jogo. O Borussia Dortmund não ficou muito atrás, contabilizando 81 golos. Os números explicam-se também pela diferença de apenas dois pontos. Foi um dos campeonatos mais renhidos de sempre.

Melhor Defesa – RB Leipzig
Grande época do RB Leipzig, que ficou em 3º lugar na Bundesliga. Acima, apenas os heptacampeões, Bayern Munique, e o poderoso Borussia Dortmund. Equipa jovem e de vertigem ofensiva, o Leipzig foi campeão no que toca aos golos sofridos. Em 34 jornadas, o Leipzig sofreu apenas 29 golos. Para isso contribuiu Péter Gulásci, guarda-redes do RB Leipzig (foto), que somou 16 jogos sem sofrer golos.

Jogador Revelação
Tem apenas 19 anos e joga no Bayer Leverkusen, clube onde foi formado e cresceu para o futebol. Jogou todas as 34 jornadas e somou 17 golos e quatro assistências. A quota de mercado disparou e o jogador alemão está avaliado em 65 milhões de euros. Três vezes internacional alemão e com a estreia na Liga dos Campeões reservada para a próxima época, Kai Havertz poderá maravilhar o futebol europeu.

“Joker”
O Borussia Dortmund disputou ombro a ombro a Bundesliga com o Bayern Munique até ao fim, muito por culpa deste homem. Paco Alácer, avançado espanhol de 25 anos, chegou no início da época por empréstimo do Barcelona. Em 26 jogos, “Pac-man” marcou 18 golos, uma média de um golo a cada 67 minutos, algo nunca visto na Bundesliga. O Dortmund não dormiu e já contratou o jogador por 21 milhões de euros.

Também pode gostar

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está bem com isso, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais

Translate »